21 têm restrição nacional, 9 suspenderam importações do Estado do RS e 2 bloquearam compras só do município de Montenegro
O Ministério da Agricultura e Pecuária informou nesta 4ª feira (21.mai.2025) que ao menos 32 mercados que compravam produtos avícolas do Brasil (carne, ovos ou genética) estão com algum tipo de restrição comercial devido à confirmação do 1º foco do vírus da influenza aviária em aves de criação comercial no Brasil na 6ª feira (16.mai).
Em nota, o ministério informou que continua articulando com as autoridades sanitárias dos países importadores e “prestando, de forma ágil e transparente, todas as informações técnicas necessárias sobre o caso”. As ações visam garantir a segurança sanitária e a retomada segura das exportações o mais breve possível.
Eis a lista completa:
- Suspensão total das exportações do Brasil – China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, África do Sul, União Euroasiática, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Filipinas e Jordânia;
- Suspensão para o Estado do Rio Grande do Sul – Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia;
- Suspensão para o município de Montenegro (RS) – Japão e Arábia Saudita.
Na 3ª feira (20.mai) o Ministério da Saúde descartou o caso suspeito de gripe aviária em um trabalhador da granja comercial localizada no município de Montenegro (RS), foco da doença.
Comissão quer ouvir Fávaro
Também na 3ª feira (20.mai), a Comissão de Agricultura do Senado aprovou um requerimento para ouvir o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, sobre os casos de gripe aviária no Brasil. Eis a íntegra (PDF – 324 kB).
Por se tratar de convite, Fávaro não é obrigado a ir. É praxe, porém, que os ministros aceitem. A data ainda será marcada.
Publicado em: 2025-05-21 08:54:00 | Autor: Poder360 · |