Número de locais contaminados diminui, mas banhistas ainda são aconselhados a evitar contato com o mar
Boletim divulgado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) na 5ª feira (16.jan.2025) indicou que o litoral paulista ainda tem 43 praias classificadas como impróprias para banho. A condição representa uma leve melhoria em relação à semana anterior, que contabilizou 51 praias sob alerta devido à alta concentração de bactérias na água. (Eis a íntegra – 276KB).
A Cetesb realiza análises semanais da qualidade da água nas praias, considerando impróprias aquelas com mais de 100 colônias de bactérias por 100 mililitros de água. São Sebastião é o município com mais praias contaminadas, tendo 7 locais impróprios para banho.
A lista inclui 43 praias de várias cidades da Baixada Santista, Litoral Norte e Sul. Leia as cidades que têm praias consideradas impróprias para banho:
- São Sebastião (7);
- Ilhabela (6);
- Praia Grande (6);
- Ubatuba (6);
- Santos (5);
- São Vicente (4);
- Mongaguá (3);
- Guarujá (2);
- Itanhaém (2);
- Bertioga (1);
- Caraguatatuba (1).
A Cetesb aconselha os banhistas a não entrarem na água nas praias sinalizadas com bandeira vermelha, devido aos riscos de saúde ligados à contaminação. Dependendo do nível de contato, a exposição às bactérias como a Escherichia coli e Enterococcus pode causar desde naúseas e vômitos até consequências mais sérias, como infecções intestinais ou nos rins.
Publicado em: 2025-01-17 14:29:00 | Autor: Poder360 · |