Entre os dias 27 e 30 de março de 2025, a ilha de Itaparica será palco da 7ª edição do Festival de Graffiti Bahia de Todas as Cores (BTC), um dos maiores eventos de grafite do Norte Nordeste. Com o tema “Bahia, tela do mundo”, o festival trará artistas de 11 países, 7 continentes, 25 estados e o Distrito Federal, com o objetivo de democratizar a arte urbana e transformar diversos espaços públicos da ilha.
O BTC busca dar visibilidade à arte de rua e à diversidade de estilos, com destaque para a participação feminina, que compõe mais de 50% dos artistas selecionados. A seleção dos participantes foi feita por meio de inscrição e curadoria do Coletivo Vai e Faz, que visa promover a ocupação artística de espaços urbanos em Itaparica. Os artistas ficarão hospedados no Hotel Icaraí, localizado na Praça da Piedade.
Desde sua criação, o BTC tem se caracterizado como um evento itinerante, realizando edições em diversas cidades da Bahia. O objetivo é proporcionar a troca de experiências entre os artistas e as comunidades locais, além de ampliar o contato do público com a arte urbana. A edição de 2025 marca a abertura do calendário dos festivais brasileiros de graffiti.
O festival tem entrada franca e começa oficialmente no dia 27 de março de 2025, às 18h, no Mirante do Solar, Casa de Cultura e Ética, localizada na Rua Frei Itaparica, Centro de Itaparica. A abertura contará com a Masterclass Arte Urbana e Mídias Sociais, que discutirá o uso das mídias sociais como ferramenta de diálogo e divulgação para a arte urbana. A mesa será composta por Samira Soares, Kuêio e Rabisco Easy, com mediação de Allana Gama.
Durante a abertura, também haverá uma intervenção cultural com o Samba de Roda e as Sambadeiras de Gameleira, além da participação do historiador Felipe Brito.
No dia 28 de março, das 09h às 17h, ocorrerá o tradicional mutirão de graffiti na Comunidade Porto dos Milagres, onde artistas e comunidade local trabalharão juntos para embelezar o espaço. A programação será animada com um set do DJ DK Selecta.
A partir de 29 de março, os artistas iniciam a pintura oficial do BTC, produzindo painéis de arte contemporânea nos muros da ilha, com destaque para as ruas Vila Mar, Lomanto Júnior e Brasileirinho. À noite, o evento promoverá o BTC Sound Fest, das 19h às 22h, na Praça da Quitanda, com shows de Sista K, Noelson do Cavaco e Banda Simples Natural.
No último dia, 30 de março, será realizada a finalização das pinturas dos painéis e a tradicional foto oficial do evento, reunindo todos os artistas participantes.
O BTC 2025 é uma realização do Coletivo Vai e Faz e da Rede Amo, com apoio de Colorgin, SerTão Filmes, Bahia Meu Amor e a Prefeitura de Itaparica.
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
Fonte: jornalgrandebahia.com.br
Publicado em: 2025-03-25 02:00:00 | Autor: Redação do Jornal Grande Bahia |