Sul da Bahia: .GREVE GERAL, Uma luta secular por direitos.
Sul da Bahia: .GREVE GERAL, Uma luta secular por direitos.
BY portalgongogi
29/04/2017
0
Comments
39 Views
Read in 5 Minutes
Ubaitaba (Foto: Portal Gongogi)
Bater panelas? Nãooooooo!
Bater a mão no peito e ter a liberdade de gritar com orgulho: Somos o povo brasileiro!
Cem anos depois da primeira greve geral do Brasil que durou 30 dias e foi protagonizada por mulheres, a classe trabalhadora vai às ruas contra as reformas da previdência e trabalhista proposta pelo Governo Temer, o conhecido como o governo do terror. O movimento que aconteceu ontem, sexta feira (28/04) em todo o Brasil afetou grande parte dos transportes públicos, bancos, escolas públicas e privadas, comércio e outros setores dos estados brasileiros. “Não somos batedores de panelas alienados. Somos o povo brasileiro no exercício da cidadania”, desabafa um aluno do ensino médio da escola pública. O sul da Bahia organizou protestos em várias cidades e mobilizaram milhares de manifestantes de vários segmentos sociais. Na Bahia, o Pleno do Tribunal de Justiça decidiu suspender o expediente no dia da greve geral justificando a segurança para servidores e usuários da justiça. O Portal Gongogi acompanhou o ato de protesto do município de Ubaitaba e de outros municipios do sul da Bahia.
Panorama das manifestações nos municípios do Sul da Bahia.
Ubaitaba
Foto: Portal Gongogi
Em Ubaitaba, a APLB SINDICATO, Sindicato dos Agentes Comunitários e SINPOJUD promoveram um protesto contra o Governo Temer e suas reformas que violam os direitos dos trabalhadores, que percorreu pelas ruas da cidade com os alunos, juventude, Conselho Tutelar, Agentes Públicos, pais, mães, aposentados, desempregados/as, assentados/as da Reforma Agrária, comerciantes, religiosos, comerciários, funcionários públicos e comunidade em geral, gritando em defesa da Democracia e por um Brasil livre e democrático para todos.
Na oportunidade, representantes dos sindicatos conscientizaram a população a ser solidária e fazer doação de sangue para o Hemocentro de Itabuna, que se encontra em crise por causa da alta demanda, dizendo que esse gesto concreto também faz parte do exercicio da cidadania. A campanha é uma iniciativa da UNIME e termina em junho deste ano..
Foto: Portal Gongogi
Ipiaú
Dezenas de pessoas com faixas e cartazes, protestaram nas ruas centrais de Ipiaú na manhã dessa sexta-feira (28), dia marcado para a mobilização nacional contra as reformas da previdência e trabalhista. A manifestação foi puxada por integrantes do sindicado da APLB-Ipiaú e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ipiaú (SIMIP). Apesar de uma adesão pequena de participantes, o movimento deixou a sua marca na mobilização que acontece em todo o país. (Giro Ipiaú)
Foto: Giro Ipiaú
Itacaré
Trabalhadores das mais diversas categorias, profissionais liberais, estudantes, comerciantes e aposentados de Itacaré foram às ruas na manhã desta sexta-feira em apoio à greve nacional contra a reforma da previdência, pelo combate à terceirização e pela garantia dos direitos trabalhistas.
Os manifestantes se reuniram logo na entrada da cidade e em seguida partiram em passeata pelas ruas de Itacaré com faixas, carro e bicicleta de som, como forma de conscientizar a comunidade sobre os prejuízos da reforma da previdência e dos ataques constantes do governo Temer contra os direitos dos trabalhadores. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais. (Ubaitaba Urgente)
Ubatã
Foto: Notícias de Ubatã
A Associação dos Professores Licenciados da Bahia, (APLB Sindicato), realizou na manhã desta sexta-feira (28) uma caminhada pelas principais ruas da cidade, recebendo o total apoio da população ubatense e de toda classe trabalhadora. O comércio local funcionou normalmente, o que causou uma grande polêmica nas redes sociais, onde diversos internautas deixaram suas opiniões em respeito a atitude tomada pelos comerciantes da cidade. (Notícias de Ubatã)
Ilhéus
Os nossos correspondentes acompanharam a tensão dos protestos da Greve Geral em Ilhéus e informaram que as agências bancárias e os rodoviários permaneceram paralisados e poucas lojas abriram, todavia, houve ameaças e confronto de alguns comerciantes contra os manifestantes que protestatavam as reformas propostas pelo ilegitimo governo Temer. O governo municipal reforçou a greve geral decretando ponto facultativo. (Portal Gongogi)
Itabuna
A manifestação em protesto contra as reformas propostas pelo ilegítimo governo Temer gerou confusões, que segundo informações o problema foi causado por alguns comerciantes da Av. Cinquentenário. A população, de olho vivo, vai identificar quais os comerciantes foram contra a manifestação. (Redação: Portal Gongogi / vídeo: blog do gusmão)
Segundo o blog Tom Ribeiro, Na manhã da última quinta-feira (27), membros da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil realizaram manifestações no comércio de Itabuna. A ação antecedeu a greve geral de sexta-feira (28). Com bandeiras, faixas e caixão, os manifestantes estiveram na Avenida do Cinquentenário e até no Shopping Jequitibá.
Foto: Tom ribeiro
Ouça também a Rádio Web Gongogi FM baixando o aplicativo no seu celular.