Inscreva-se

Seja o primeiro a saber as últimas atualizações

GONGOGI: FOLIA DO BUMBA MEU BOI CONSAGROU A ATRAÇÃO DO NATAL E ANO NOVO

Foto: SECOM ACAPEB

Quem não foi perdeu… foi a frase mais pronunciada no último dia do bumba meu boi no Ponto de Cultura ACAPEB.

Gongogi surpreende a região com o resgate da manifestação popular do bumba meu boi na última terça-feira (05). O evento reuniu centenas de pessoas no Ponto de Cultura da ACAPEB, que participaram alegremente do último samba do boi bumbá antes da tradicional matança e durante toda a festa todo o povo brincou com direito a bebidas e churrasco.
Durante quase todos os dias no período do natal ao dia de reis, o bumba meu boi saiu às ruas, brincou com a população e visitou as casas da cidade. Registrou durante o período o sorriso ancião, a surpresa das pessoas que vêm de outras cidades, o choro infantil, a ansiedade dos moradores, os arrepios de emoção das senhoras, a mais humilde moedinha ofertada com amor a Catirina retribuindo a dança daquela pesada armação de madeira em forma de um grande touro envolto em fitas de papel conduzido por guerreiro sambador que brincava com os vaqueiros de alegria insaciável.
Final de festa… Mãe Lea, yalorixá gongogiense, faz a divisão do boi recitando uma literatura satírica de sua composição.
Os coordenadores do projeto Tinho de d. Isabel e Nego Jão se emocionaram ao saber que tudo deu certo e desabafa: “Missão cumprida, vamos voltar para o Rio de Janeiro e para o Ceará na certeza que o bumba boi saiu e o povo gostou e vai continuar”.

O Diretor em exercício da ACAPEB, Fábio Santos, esclarece que o bumba meu boi fez parte da abertura das atividades da entidade no ano de 2016 e o povo vai continuar se emocionando com os eventos culturais que o nosso Ponto de Cultura irá promover. (PORTAL GONGOGI)

Ouça também a Rádio Web Gongogi FM baixando o aplicativo no seu celular.

portalgongogi

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba por email.

    Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do portal gongogi.

    Portal Gongogi © 2024. Todos os direitos reservados.