A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) inicia no dia 15 de abril, nos 417 municípios baianos, mais uma edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Serão distribuídas cerca de 4 milhões de doses de vacina. A campanha ocorrerá até o dia 31 de maio, sendo o dia de mobilização nacional em 4 de maio.
Além de pessoas com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes e as puérperas (até 45 dias após o parto). Também serão imunizados trabalhadores da saúde, professores, índios, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, detentos e os funcionários do sistema prisional.
O médico infectologista Maurício Souza explica que a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. “É de elevada transmissibilidade, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais”.
O médico alerta que “a transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. Apresenta potencial para levar a complicações graves e ao óbito”. (Pimenta)