Inscreva-se

Seja o primeiro a saber as últimas atualizações

CAMAMU: Barcelos do Sul vira palco de protestos contra a exploração do gesso no dia mundial do meio ambiente.

A última quarta-feira (05), o distrito de Barcelos do Sul, no município de Camamu, foi palco de manifestações em prol a preservação da natureza, que comemorou o dia mundial do meio ambiente.

Comunidades nativas fizeram protestos em frente a Knauf (Foto: Reprodução)

As atividades iniciaram pela manhã e foram marcadas por várias denúncias pelas comunidade tradicionais que vem lutando contra a exploração gipsita pela empresa alemã Knauf em área próximas às comunidades beradeiras, principalmente de Barcelos do Sul, que é a localidade que será mais atingida.

Roberto Costa, coordenador do Projeto Peteca fala sobre os riscos da exploração (Foto: Reprodução/vídeo)

Participaram do manifesto, dentre outros participantes, representantes do Território de Identidade da Costa do Dendê, Pratigi, Matapera, Cassange, Algodões, Ilha do Tanque, Pedra Rasa, Saquaira, Maraú, Camamu e de Barcelos do Sul, além de escolas e do serviço de convivência.

Os manifestantes fizeram um abaixo-assinados que acompanhará uma denúncia e será enviada ao Ministério Público do Estado da Bahia para as devidas providências.

Os mangues estão sendo destruídos com a extração de areia para a construção civil, os moradores são ameaçados de morte e tem suas propriedades invadidas para a exploração, denuncia um dos nativos.

Preocupados com a problemática as comunidades com o apoio de movimentos populares vem discutindo constantemente sobre o assunto, registra-se que no dia 03 de abril deste ano, ocorreu o 1º Seminário das Comunidades Tradicionais, no distrito de Barcelos do Sul, que envolveram vários organismos que discutiram as consequências da extração do gesso e segundo um relatório apresentado pela Koinonia Presença Ecumênica e Serviço a mineração gera impactos negativos na vida das pessoas.

Manifestantes colheram assinaturas para denúncias ao Ministério Público. (Foto: Reprodução/video)

Em frente a empresa Knauf, dezenas de pessoas expressaram a sua insatisfação e nada calou a voz dos beradeiros que estão preocupados com as próximas gerações que podem até mesmo ficar sem água potável, “(…) O unico manancial de água de Barcelos são os lençóis freáticos, são aguas que passam por debaixo da terra e, segundo o geólogo da empresa, a água terá que ser desviada para extração do gesso, como vai desviar a água e colocar no caminho (…) Ela pode não voltar mais para Barcelos, isso é uma coisa gravíssima…”, conscientizou Roberto Carlos, coordenador do Projeto Peteca e Cidadania. (Portal Gongogi)

portalgongogi

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba por email.

    Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do portal gongogi.

    Portal Gongogi © 2024. Todos os direitos reservados.