Morreu neste sábado (06), no Rio de Janeiro, aos 88 anos, o cantor e compositor João Gilberto, a lenda da música brasileira, considerado um dos pais da bossa nova. Segundo várias reportagens, o artista atravessava por uma série de problemas que contribuiu com a fragilização de sua saúde.
Dotado de uma biografia dedicada a arte musical, João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, nascido em Juazeiro, na Bahia, em 1931, inicia o capítulo de sua vida artística ainda adolescente, quando cantava coisas do rádio no alto-falante da Praça da Matriz de sua cidade natal. O inicio da juventude foi marcado pela sua passagem em Salvador e Rio de Janeiro, locais que foi interrompido pelo insucesso por causa de várias circunstâncias.
Diante das reviravoltas da vida tentou o sucesso de Salvador a Rio de Janeiro e Porto Alegre e no final da década de 50, revoluciona com o disco “Chega de Saudade”, o legado musical que deu o tom da bossa nova e abriu espaço para a geração de Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil e no ano passado completou anos, ensejando um documentário pela Agência Brasil, que vale a pena acessar neste link. (Portal Gongogi)