Os clientes do Magazine Luiza que abriram o aplicativo da empresa na madrugada da última quinta-feira (11) tiveram acesso a um cupom que dava R$ 1.000 de desconto para qualquer produto da loja online que custasse acima de R$ 1.000. Com essa barbada, consumidores conseguiram comprar telefone celular por R$ 400, TVs por R$ 99,90, notebooks por R$ 49,90.
A “promoção relâmpago”, que começou a valer a partir das 4h de ontem, resultou de uma falha no sistema da varejista. A companhia, porém, disse que vai honrar todas as compras com uso dos cupons de descontos feitas durante esse período.
Volta por cima
Como é praxe, mais uma vez a companhia aproveitou o erro para vender mais. Em julho de 2016, quando a presidente do conselho da companhia, Luiza Helena Trajano, caiu carregando a tocha olímpica, a varejista rapidamente virou o jogo e uso o mote para lançar nas redes sociais uma campanha de descontos. “Agora o que caiu foram os preços, com até 70% de desconto. # Cair faz parte.”.
Na quinta, nas redes sociais, o perfil da Lu do Magalu, atendente virtual do Magazine Luiza, brincou com o episódio dos cupons de descontos de R$ 1.000 e postou: “E aí: foi marketing ou eu buguei?”. Na imagem, uma Lu fora de registro. Questionada se havia chance de a promoção voltar, ela respondeu aos usuários do site que “os cupons de desconto ficam disponíveis apenas durante algumas campanhas promocionais”.
Galera, vocês viram que essa madrugada eu buguei, né? Quem nunca! ?
Quem tinha o app do Magalu se deu bem. Baixe o app você também, quem sabe eu não dou outra bugada… #BugDaLu pic.twitter.com/lvMqLibM0m
— Lu do Magalu (@magazineluiza) 11 de julho de 2019
De acordo com a companhia, o presidente da varejista, Frederico Trajano, decidiu transformar o episódio, que teve origem numa falha do sistema, em ação de marketing da empresa, que deve se repetir.
“Todas as empresas do mundo digital estão sujeitas a erros desse tipo porque, no fundo, quem define os parâmetros são algoritmos”, diz Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.
Em sua opinião, o aspecto relevante é como empresa reagiu ao episódio. “A resposta que deu ao erro mostra que ela está no mundo digital não só pela estratégia e tecnologia, mas também pela cultura. Entendeu que erros fazem parte do processo e soube transformá-los, em oportunidades.”.
As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo”.