Inscreva-se

Seja o primeiro a saber as últimas atualizações

Brasil

RS: Jovem de 15 anos é assassinado em Santo Ângelo após abordagem da brigada militar

RS: Jovem de 15 anos é assassinado em Santo Ângelo após abordagem da brigada militar

No dia 5 de outubro no bairro Harmonia da cidade de Santo Ângelo, na região missioneira do estado, o jovem operário da construção civil, Roger Joel da Silva Rosa foi covardemente assassinado pela brigada militar com 8 tiros, de acordo com os policiais, o jovem de 15 anos estaria armado com uma espingarda de calibre 12. Os pais do jovem contestam.

De acordo com testemunhas, os policiais foram atender uma ocorrência local e quando se aproximaram do endereço que buscavam, encontraram Joel caminhando na rua e dispararam 8 vezes contra o jovem, alegando que estaria armado com uma espingarda calibre 12, os familiares entrevistados por um jornal local desmentem a versão dos policiais. “É mentira. Meu filho não andava armado. Diz que pegaram meu filho com uma calibre 12, uma espingarda, uma calibre 12. Meu filho não tinha condições de ter uma calibre 12, homem, imagina. Um piá de 15 anos.”. Os pais afirmam também que vizinhos viram Joel ser abordado, rendido e em seguida assassinado enquanto estava com as mãos para cima.

A comunidade do bairro está organizando uma marcha pedindo justiça pela morte do jovem. O ato vai ocorrer no dia 22 de outubro, às 10 horas, em frente ao Ministério Público, a caminhada será seguida em direção ao fórum do município.

No interior está ocorrendo um aumento sintomático nos casos de violência policial conforme o aumento da atividade de facções criminosas na região. Utilizando este fato como artifício para o aumento da violência e militarização das polícias, a brigada militar e demais órgãos de repressão do velho estado oprimem e matam os trabalhadores, principalmente a juventude pobre. Em outro trecho da entrevista o pai de Joel relata que: “…aqui no bairro, é normal a Polícia abordar o jovem aqui, dar tapa na cara do jovem, dar coice nas pernas, para abrir as pernas, jovem que, às vezes, nunca levou uma abordagem da polícia…”.  Em abril de 2023, em Catuípe, um policial militar invadiu a casa do trabalhador Gilvane Pinto, o assassinando e tentando fazer o mesmo com a família da vítima, que escapou. Em junho, policiais espancaram quatro pessoas na cidade de Panambi, cidade próxima de Santo Ângelo. 

Source link

portalgongogi

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba por email.

    Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do portal gongogi.

    Portal Gongogi © 2024. Todos os direitos reservados.