Aos 88 anos, o corredor grego Ploutarchos Pourliakas provou mais uma vez que a idade é apenas um número e não representa barreira para a determinação, após completar a 41ª edição da Maratona de Atenas, na Grécia, neste domingo (10). Foi sua 12ª maratona.
A corrida, também chamada de A Autêntica, é organizada anualmente no que se acredita ser o mesmo percurso que o mensageiro ateniense Fidípides correu para trazer a notícia da vitória do campo de batalha de Maratona há 2.500 anos.
Reconhecida como o percurso original da maratona, a mesma rota foi usada nas Olimpíadas de 2004 realizadas em Atenas.
“Consegui terminar e até melhorei em relação ao ano passado”, disse Pourliakas momentos após cruzar a linha de chegada no histórico Estádio Panatenaico de Atenas, enquanto sua família o aplaudia.
Neste ano, ele completou a corrida em 6 horas e 31 minutos, 18 minutos mais rápido que no ano passado. “Sinto-me mais jovem do que meus 88 anos”, disse ele, refletindo sobre sua conquista.
Foi a sua 12ª vez completando a icônica corrida de 42,195 quilômetros (26,22 milhas) do Túmulo de Maratona até o Estádio Panatenaico.
Inspirado por seu filho, um corredor de ultramaratona, ele começou a correr em sua cidade natal de Kastoria, no norte da Grécia, aos 73 anos.
Muitos têm dificuldade em acreditar em sua idade quando o veem correr, disse Pourliakas, mas ele confronta diretamente a descrença deles. “Por que você não acreditaria? Todos nós podemos fazer isso. Desde que queiramos.”
Em sua rotina de treinos, o homem de 88 anos corre de 4 a 5 quilômetros diariamente e até 20 quilômetros nos fins de semana.
“Nunca fumei. Não me entrego a excessos, não bebo, não fico acordado até tarde. Como de forma equilibrada, de tudo, mas com moderação. No entanto, tomo um pouco de tsipouro [bebida local] todos os dias, não como bebida, mas como remédio”, disse ele.