Inscreva-se

Seja o primeiro a saber as últimas atualizações

Brasil

Programas de habilitação do Governo da Bahia são aprovados pela Assembleia Legislativa

Programas de habilitação do Governo da Bahia são aprovados pela Assembleia Legislativa
Os programas são voltados para a qualificação de condutores de veículos automotores e elétricos.

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, na terça-feira (12/11/2024), os programas “CNH da Gente” e “CNH na Escola”, iniciativas do Governo do Estado com o objetivo de ampliar o acesso à formação de condutores e, consequentemente, à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os programas foram encaminhados pelo governador Jerônimo Rodrigues à ALBA no mês de agosto e visam beneficiar, respectivamente, a população inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) e estudantes do Ensino Médio ou da Educação Profissional e Tecnológica da rede pública estadual de ensino.

O programa “CNH da Gente” destina-se a pessoas em situação de vulnerabilidade social, que estão cadastradas no CadÚnico, possibilitando o acesso à habilitação de maneira gratuita. Já o programa “CNH na Escola” tem como público-alvo os estudantes do ensino médio e da educação profissional e tecnológica, também da rede pública estadual. Ambos os programas têm como principal objetivo a qualificação de condutores de veículos automotores e elétricos, promovendo não apenas a inclusão social, mas também a formação de profissionais aptos a contribuir com a segurança no trânsito.

A principal novidade em relação aos programas anteriores, como a Escola Pública de Trânsito, é a gratuidade do processo de obtenção da CNH para os beneficiados. Isso significa que os cidadãos atendidos por esses programas não precisarão arcar com as taxas associadas à habilitação, como as de inscrição, exames médicos e práticos. Após a sanção pelo governador, prevista para ocorrer nas próximas semanas, serão divulgados os pré-requisitos para inscrição e a quantidade de vagas disponíveis para os beneficiários.

Rodrigo Pimentel, diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), destacou a relevância dos programas para as famílias em situação de vulnerabilidade social, ressaltando que muitos dos beneficiados poderão utilizar a CNH para acessar oportunidades de trabalho, especialmente no setor de transporte por aplicativos.

“Celebramos esse momento que vai contribuir muito com as famílias em vulnerabilidade social que terão direito à habilitação gratuita. Grande parte dos contemplados vai utilizar o documento para gerar renda através dos aplicativos de transporte. Quem participar terá apenas que se dedicar para passar nas provas, contribuindo para um trânsito mais seguro e humanizado”, afirmou Pimentel.

A implementação dos programas dependerá da assinatura da sanção por parte do governador Jerônimo Rodrigues, que dará início ao processo de inscrição dos interessados e à disponibilização das vagas. A expectativa é que as ações beneficiem uma parcela significativa da população baiana, contribuindo para a formação de condutores responsáveis e ampliando as oportunidades de emprego.

Source link

portalgongogi

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba por email.

    Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do portal gongogi.

    Portal Gongogi © 2024. Todos os direitos reservados.