Inscreva-se

Seja o primeiro a saber as últimas atualizações

Cultura

Documentário ‘Soteropolitanas’ retrata a história de mulheres negras em Salvador

Documentário ‘Soteropolitanas’ retrata a história de mulheres negras em Salvador
A produção é composta por depoimentos, imagens e música, e tem o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia.

O filme Soteropolitanas estreia nesta terça-feira (19/11/2024), na TVE, às 20:30, compondo a programação especial do Novembro Negro da emissora pública. O documentário tem como foco a história de oito mulheres negras, com diferentes idades e trajetórias, que residem em Salvador. A obra, de caráter documental, busca retratar as vivências dessas mulheres em um contexto urbano, abordando tanto o passado quanto o presente, e destacando sua contribuição na construção da cidade.

Com direção de Vânia Lima, que também assina o argumento, e roteiro de Ailly Cavalcante, Daniel Arcades e Vânia Lima, Soteropolitanas é uma realização da Lima Comunicação, com produção da Papa Jaca Filmes e da Têm Dendê Produções. O filme se baseia em um poema coletivo escrito por mulheres de Salvador, especialmente mulheres negras, que prestam homenagem às suas ancestrais, cujas lutas servem de inspiração para as mulheres contemporâneas da cidade. O documentário, portanto, não se limita a relatar histórias individuais, mas também busca conectar as lutas do passado e do presente.

A produção busca representar a diversidade de experiências de mulheres negras em Salvador, mostrando como essas mulheres chegaram à cidade e como elas são parte integrante da sua história. O filme é construído a partir de depoimentos pessoais, poemas, imagens de arquivo e música, que juntas oferecem um retrato da importância das mulheres na formação social, cultural e política da capital baiana. A obra também serve como um importante registro de memórias que contribui para a valorização da história e da luta das mulheres negras em Salvador e no Brasil.

O projeto foi viabilizado com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, que visa fomentar a produção cultural no estado. A exibição do documentário na TVE será uma oportunidade para o público se aproximar da história dessas mulheres e refletir sobre seu impacto nas diferentes dimensões da sociedade.

Source link

portalgongogi

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba por email.

    Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do portal gongogi.

    Portal Gongogi © 2024. Todos os direitos reservados.