Reproduzimos uma matéria do portal Arauto Vermelho.
Entre os dias 15 e 16 de novembro, foi realizada a Cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) em Lima, Peru. Como o Nuevo Perú denunciou, isso atraiu um novo contingente de tropas ianques. O povo peruano convocou um protesto contra essa cúpula e fez coincidir esse evento com a greve nacional. Recentemente, informamos sobre a greve nacional e os recentes protestos no país. O velho Estado peruano havia preparado um contingente de 33.000 policiais nacionaisem Lima.
Essa grande mobilização repressiva não impediu que os protestos ocorressem nos dias anteriores e durante a própria Cúpula da APEC. Ocorreram protestos maciços na capital do Peru, onde foi testemunhada grande combatividade por parte dos manifestantes que entraram em confronto com a polícia. Durante os protestos, as bandeiras do imperialismo ianque foram queimadas, a intervenção imperialista no Peru foi rechaçada com gritos: “Yankees fora do Peru!”:
🇵🇪Las protestas peruanas contra la cumbre de la APEC en Lima se convirtieron en enfrentamientos con la policía.
Los actos de la Semana de Líderes de la APEC comenzaron en Perú el 10 de noviembre. pic.twitter.com/M2pBOAXhrE— CATERINA😇 (@Caterin49788702) November 14, 2024