O Bahia ampliou a crise que vive no Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira (20), o tricolor chegou a abrir o placar contra o Palmeiras e teve um gol anulado, mas levou a virada por 2×1 nos minutos finais do segundo tempo, perdeu a quarta partida seguida e chegou ao 6º duelo sem vencer na competição. Foi ainda a terceira derrota consecutiva em casa.
O tricolor até fez um bom jogo e abriu o placar com Luciano Rodríguez. O time, no entanto, pecou nas finalizações, não conseguiu ampliar e viu Raphael Veiga cobrar falta perfeita para deixar tudo igual. No segundo tempo, Flaco López anotou o segundo do time paulista.
O resultado negativo fez o Bahia estacionar nos 46 pontos. O clube ocupa a 8ª colocação, fora da zona de classificação para a Libertadores, e tem o Corinthians na cola. O alvinegro soma 44 pontos e está uma casa abaixo, na 9ª posição.
Na reta final da temporada, o Bahia terá mais um compromisso em casa no Brasileirão. No domingo (24), recebe o Athletico-PR, às 16h, na Fonte Nova.
O JOGO
Rogério Ceni surpreendeu na escalação e barrou duas referências da equipe. Em má fase, o goleiro Marcos Felipe perdeu a vaga de titular para Adriel. Já Cauly foi substituído por Thaciano, que se juntou a Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro no meio-campo. Na frente, a dupla Lucho e Ademir foi mantida.
A mudança no meio-campo fez o Bahia se comportar de maneira diferente. O tricolor iniciou a partida jogando de forma mais vertical do que o comum, com menos posse de bola e explorando passes longos e velocidade nos espaços deixados pelo Palmeiras. Ademir quase abriu o placar em cabeçada na pequena área, mas Weverton estava esperto e fez a defesa.
Mais presente no ataque, o Esquadrão foi criando chances. Na escapada pela direita, Ademir cruzou rasteiro e Thaciano se jogou na bola, mas não alcançou. A insistência do tricolor deu certo. Aos 26 minutos, Everton Ribeiro iniciou a jogada e tocou para Gilberto. O lateral deixou para Lucho Rodríguez, que mandou uma bomba da entrada da área e acertou o cantinho de Weverton: Bahia 1×0.
A vantagem baiana forçou o Palmeiras a arriscar um pouco mais. O alviverde tentou pressionar, mas encontrou a defesa tricolor bem postada. Enquanto isso, o Esquadrão seguiu com chances de ampliar. Lucho recebeu em velocidade e tinha Ademir livre entrando na área, mas errou o passe. Pouco depois, Jean Lucas, em chute forte, parou em uma defesa milagrosa de Weverton.
Quando o Bahia parecia mais perto do segundo gol, levou um banho de água fria. Aos 40 minutos, Raphael Veiga cobrou falta com perfeição, a barreira não subiu direito e a bola morreu nas redes de Adriel, que nem reagiu. Foi o empate palmeirense na Fonte Nova.
O segundo tempo começou bem parecido ao fim da primeira etapa. O Bahia marcava presença no ataque, mas tinha dificuldade para criar chances claras. Enquanto isso, o Palmeiras tentava ser mais incisivo. Não demorou e Rogério Ceni colocou o atacante Biel no lugar de Thaciano.
O segundo gol do Bahia quase saiu aos 13 minutos. Ademir cruzou rasteiro e Lucho chutou forte, mas Weverton fez a defesa. O próprio uruguaio pegou o rebote, mas o zagueiro Vitor Reis salvou praticamente em cima da linha.
Com o passar do tempo o jogo perdeu um pouco de intensidade, com poucas chances claras para os dois lados. Quando o Bahia voltou a aparecer no ataque, Cauly acertou lindo passe e deixou Biel na cara de Weverton, mas o atacante chutou por cima e desperdiçou um lance incrível.
O Bahia seguiu na pressão. Aos 39 minutos, Gilberto cruzou na área, Tiago pegou de primeira e contou com o desvio em Jean Lucas para vencer o goleiro Weverton, mas o volante tricolor estava impedido e o gol foi anulado.
Para completar, logo depois, Flaco López desviou o cruzamento de Vanderlan. A bola bateu no travessão e no chão. Os jogadores do Palmeiras reclamaram. O VAR entrou em ação, confirmou que a bola ultrapassou a linha e deu o gol ao Palmeiras, aos 44 minutos do 2º tempo. Foi a confirmação de mais uma derrota do Bahia no Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
Bahia 1×2 Palmeiras – Campeonato Brasileiro (34ª rodada)
Bahia: Adriel, Gilberto, Gabriel Xavier, David Duarte e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas, Everton Ribeiro (Tiago) e Thaciano (Biel); Ademir (Cauly) e Luciano Rodríguez (Everaldo). Técnico: Rogério Ceni.
Palmeiras: Weverton, Marcos Rocha, Vitor Reis, Murilo (Gustavo Gómez) e Caio Paulista (Vanderlan); Aníbal Moreno, Maurício, Raphael Veiga (Flaco López) e Felipe Anderson (Gabriel Menino); Dudu (Rômulo) e Rony. Técnico: Abel Ferreira.
Local: Fonte Nova
Gols: Luciano Rodríguez, aos 26 minutos, Raphael Veiga, aos 40 do 1º tempo, Flaco López, aos 44 do 2º tempo
Cartão amarelo: Gilberto (Bahia); Marcos Rocha (Palmeiras)
Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhães, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Luiz Claudio Regazone (trio do Rio de Janeiro)
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
O post Bahia leva a virada aos 44 do 2º tempo, perde do Palmeiras e chega ao sexto jogo sem vencer apareceu primeiro em Voz da Bahia.