O sonho de um espaço cultural completo e moderno para abrigar atividades artísticas está prestes a se concretizar no bairro Alto da Colina, em Conceição do Coité. Após mais de 10 anos de atuação, o Teatro Santo Antônio, um centro cultural que tem sido um marco no desenvolvimento artístico e educacional para crianças, adolescentes e jovens da região sisaleira, está em fase de modernização.
Desde julho deste ano, a reforma está em andamento, com um investimento viabilizado pelos recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), que destinou o maior aporte financeiro já registrado no Brasil para ações culturais. O projeto é promovido pela Secretaria de Cultura do Governo da Bahia, por meio de um edital voltado para espaços culturais vocacionados, e é executado pela Associação dos Moradores do Alto da Colina, que recebeu R$ 600 mil para a reforma e implementação de um projeto de cinema.
A requalificação do auditório inclui um tratamento acústico especializado, que visa proporcionar o conforto ideal para apresentações musicais, além de um sistema de climatização com ar-condicionado de baixo ruído. O projeto também contemplará a instalação de uma tela de cinema e equipamentos modernos, criando o primeiro Cine Teatro de Coité. O projeto de engenharia acústica é assinado pelo renomado grupo Sonar Acústica, e a climatização será realizada pela Artemp, empresas de Salvador com vasta experiência e reconhecimento na Bahia e no Nordeste.
O Teatro Santo Antônio começou a ser construído no final de 2011, e o primeiro evento neste espaço cultural foi o “Arraiá do Santo Antônio” que ocorreu em junho de 2013. Toda essa história teve início na capela Santo Antônio, um pequeno espaço utilizado para a realização as oficinas de música que fez surgir a Orquestra Santo Antônio. Após cinco anos de atividade, a capela da comunidade ficou pequena demais para as mais de 150 crianças e adolescentes atendidas gratuitamente.
O terreno onde o teatro foi construído está localizado próximo à capela e foi adquirido com os recursos provenientes da feijoada realizada pelo Padre Antônio nos Estados Unidos, em 2007, com o objetivo de comprar os quinze primeiros violinos que deram origem ao Projeto Santo Antônio de Música. O espaço cultural não se limita a um auditório requalificado. Ele contará também com uma nova recepção, além de quatro camarins, que também servirão como salas de estudo para os músicos. A Escola de Música, que antes ocupava as salas do teatro, agora está em um novo edifício anexo ao teatro, cujas obras foram viabilizadas com o apoio da UNESCO, por meio do edital do projeto Criança Esperança (Rede Globo), em 2019.
A história do Teatro Santo Antônio é uma trajetória inspiradora e começou a ser divulgada nacionalmente na edição do dia 23/12/2011, do programa Globo Repórter (Rede Globo). No vídeo é possível notar algumas alvenarias sobre o local onde o teatro foi construído, dando início a transformação da realidade do bairro Alto da Colina, na periferia de Conceição do Coité.
A inusitada construção deste espaço cultural para execução de música de concerto com uma orquestra juvenil em pleno sertão baiano despertou a atenção de diversos meios de comunicação. O primeiro veículo a divulgar o trabalho de inclusão social pela música foi o blog do Juiz de Direito Gerivaldo Neiva, um entusiasta apoiador deste projeto social. Relembre aqui matéria da TV Cultura do Sertão, provocada pelo juiz para noticiar a iniciativa:
Link da matéria do jornal A Tarde divulgado pelo Calila, em dezembro de 2010: https://www.calilanoticias.com/2010/12/projeto-santo-antonio-de-musica-no-jornal-a-tarde-e-apenas-o-comeco-gerivaldo-neiva
Gerivaldo realizou um concerto da Orquestra Santo Antônio no salão do júri, com a presença de políticos, empresários e profissionais liberais, com o objetivo de angariar recursos e incentivar o apoio de mais colaboradores para esta ação que, segundo ele, tem muita eficácia como prevenção de segurança pública.
Em seguida, o Jornal “A Tarde” e o Jornal Nacional divulgaram essa boa notícia para toda Bahia e Brasil.
O Calila Notícias já publicou diversos artigos que também contribuíram com a divulgação do trabalho de inclusão social pela música realizada pelo Projeto Santo Antônio de Música, ao longo destes 18 anos de atividades.
Foto acima é do Calila Notícias em matéria publicada no dia 30/04/2013, com ensaio da orquestra durante a construção do Teatro Santo Antônio:
https://www.calilanoticias.com/2012/08/orquestra-santo-antonio-rifa-produtos-recebidos-do-caldeirao-do-huck
O Teatro Santo Antônio é um dos principais espaços culturais para a execução de música de orquestra e para os fazedores de cultura de diversas linguagens artísticas da região do sisal. Trata-se de um equipamento cultural popular e comunitário, erguido por meio de esforços coletivos, como rifas, campanhas de doações e contribuições significativas, entre elas a feita pela fotógrafa Anna Mariani (1935-2022), intermediada pelo maestro e pianista Ricardo Castro, fundador do programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Infantis e Juvenis da Bahia). Os idealizadores do Cine Teatro Santo Antônio planejam homenagear a fotógrafa carioca dedicando o nome da sala de concerto a ela.
Outra curiosidade que incentivou a coordenação do projeto musical a embarcar na desafiadora tarefa de construir um teatro com uma escola de música anexa foi a participação no programa Caldeirão do Huck. Nessa ocasião, o maestro e cofundador do projeto ganhou o prêmio máximo de 50 mil reais, valor que foi integralmente destinado à construção da sede.
Veja a participação completa de Josevaldo no quadro “Agora ou Nunca” – https://globoplay.globo.com/v/1788436/
Após mais de 10 anos de planejamento, o projeto para o tratamento acústico do auditório só teve início agora. Em 2014, houve uma tentativa de tirar o projeto do papel com uma proposta do então deputado federal Zezéu Ribeiro (in memoriam), mas a iniciativa não obteve sucesso devido ao contexto político da época.
A adequação acústica do teatro era uma meta distante da realidade da instituição, já que o custo estimado era girava em torno de 300 mil reais.
No projeto aprovado para a criação do Cine Teatro Santo Antônio também constam atividades de formação audiovisual e exibições cinematográficas gratuitas de 10 obras nacionais.
“Fomos selecionados no edital Nº PG04/2023, na categoria de exibição cinematográfica, mas com a reforma e qualificação do espaço este equipamento estará pronto para ser utilizado por fazedores de cultura de toda região sisaleira em diversas linguagens artísticas como teatro, dança, eventos musicais e eventos corporativos. Vamos investir esse valor em toda melhoria do espaço cultural, inclusive na adequação para acessibilidade, facilitando o acesso às pessoas com deficiência física e também para aqueles que necessitam de outras formas de comunicação, como a contratação de um intérprete de libras”, conta Josevaldo Nim, responsável pela elaboração do projeto que captou o recurso no edital público.
Em fase final de execução da reforma, a diretoria da instituição ainda busca outros apoios para conseguir concluir o projeto. Segundo Nim, mesmo depois de todo trabalho para captar o recurso, assinar os contratos de execução da obra com parcerias e encontrar soluções para diminuir o custo da reforma, ainda falta aproximadamente R$ 200 mil reais para alcançar a meta. “Só vamos conseguir ligar o sistema de climatização do teatro se mobilizarmos mais apoiadores”
Nim conta ainda que desde o início da construção sempre houve parceiros presentes, como é o caso da prefeitura municipal de Coité, mas os desafios são enormes, pois além do funcionamento do espaço ainda precisarão de cortinas no palco e poltronas no auditório.
O Projeto Santo Antônio de Música está atravessando uma fase de transição após 18 anos de conquistas e uma história inspiradora. Originalmente desenvolvido pela Associação dos Moradores do Alto da Colina, a entidade formalizada está em processo de transformação no Instituto Alto da Colina, com foco na experiência e no protagonismo juvenil. Por meio de uma gestão dedicada, a instituição tem alcançado resultados significativos, apontando para a desafiadora sustentabilidade institucional, além de gerar trabalho e renda por meio da profissionalização dos jovens envolvidos nos projetos.
Mais de 20 jovens já passaram por seus programas, ingressando em universidades públicas de música no Brasil e até na Europa. O projeto continua a crescer e a transformar a vida de muitos, mantendo o compromisso com a inclusão social e a educação através da música.
Desde 2010 a Associação dos Moradores do Alto da Colina realiza exibições cinematográficas, como pode ser visto nesta reportagem do Calila, através de um projeto realizado pelo Dr. Gerivaldo, intitulado de Cine Fórum, no formato itinerante, que exibiu o filme “Avatar” para os integrantes da Orquestra Santo Antônio. Leia: https://www.calilanoticias.com/2010/12/cine-forum-intinerante-exibe-avatar-no-bairro-alto-da-colina
A iniciativa de transformação social pela música no bairro Alto da Colina é um exemplo de perseverança e mobilização comunitária no sertão baiano. O Cine Teatro Santo Antônio é a mais recente realização de um ação que, há quase duas décadas, vem levando cultura, arte e educação para as periferias de Coité, e agora, se preparando para ser um espaço de referência para toda a região do sisal.
Leia mais reportagens realizadas pelo Calila Notícias, desde 2010, sobre as atividades de inclusão sociocultural do Projeto Santo Antônio de Música:
Resultados da pesquisa por “Orquestra Santo Antônio” – Calila Noticias
Resultados da pesquisa por “orquestra santo antonio” – Calila Noticias
Gravação para o Globo Repórter atrai fãs e curiosos a praça da matriz em Coité
Coité – OSA se prepara para turnê “Toca Luiz” que vai circular pelo Nordeste
Cultura coiteense será exibida mais uma vez em rede nacional
Jovens fazem Concerto de Natal com música clássica em Conceição do Coité