Em sorteio realizado nesta quinta-feira (5) em Miami, nos Estados Unidos, foram definidos os grupos da Copa do Mundo de Clubes da Fifa (Federação Internacional de Futebol), que acontece entre junho e julho de 2025, nos Estados Unidos.
Entre os quatro brasileiros presentes na competição, o Palmeiras, classificado pela conquista da Copa Libertadores em 2021, caiu no grupo A, ao lado do Inter Miami (Estados Unidos), de Lionel Messi, Luis Suárez e do técnico Mascherano, além de Porto (Portugal) e Al Ahly (Egito).
Atual campeão da Libertadores e único dos quatro brasileiros que não entrou como cabeça de chave no torneio, o Botafogo está no grupo B, considerado o da morte pela presença de dois grandes europeus —Paris Saint-Germain (França) e Atlético de Madrid (Espanha)—, além do Seattle Sounders (Estados Unidos).
O Flamengo, vencedor da Libertadores em 2022, está no grupo D, com Chelsea, León (México) e Espérance Sportive de Tunis (Tunísia). E o Fluminense, campeão do continental em 2023, ficou no grupo F, com Borussia Dortmund (Alemanha), Ulsan (Coreia do Sul) e Mamelodi Sundowns (África do Sul).
“Todos os grupos são difíceis, o do Palmeiras não é diferente. O Al Ahly, que o Palmeiras já enfrentou [na Copa Intercontinental, com vitória do time egípcio, nos pênaltis, em 2020, e do alviverde, em 2022], o Porto, e o Inter Miami, que vai estar jogando em casa”, afirmou o ex-zagueiro Cléber, que esteve presente no sorteio representando o clube alviverde, em declarações à CazéTV.
O ex-lateral-esquerdo Branco, representante do Fluminense, considerou que o grupo favoreceu o tricolor das Laranjeiras. “Com todo respeito aos adversários, o Fluminense está com muitas condições de passar [de fase]”, afirmou ele, acrescentando que dois dos clubes no grupo, o sul-coreano Ulsan e o sul-africano Mamelodi Sundowns, são de países com menor tradição no futebol. “O sorteio foi muito bom para a gente.”
Entre os demais sul-americanos, o River Plate, classificado via ranking da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), está no grupo E e joga na primeira fase com Internazionale de Milão (Itália), Monterrey (México) e Urawa Red Diamonds (Japão).
Já o Boca Juniors, também garantido pelo ranking, ficou no grupo C, com dois europeus —Bayern de Munique (Alemanha) e Benfica (Portugal)— e Auckland City (Nova Zelândia).
No grupo G, estão Manchester City (Inglaterra), Juventus (Itália), Wydad (Marrocos) e Al Ain (Emirados Árabes Unidos). E no grupo H, Real Madrid (Espanha), Al Hilal (Arábia Saudita), de Neymar e Jorge Jesus, FC Salzburg (Áustria) e Pachuca (México).
Ao todo, são seis times da América do Sul, 12 da Europa e quatro da América do Norte, Central e Caribe, Ásia e África, cada, além de um da Oceania. Há ainda uma vaga destinada ao país-sede, reservada ao Inter Miami.
Os quatro times em cada grupo se enfrentam em turno único, com os dois melhores avançando às oitavas de final. Em caso de empate por pontos, confronto direto, saldo de gols e gols marcados, nessa ordem, serão os critérios de desempate considerados.
A fase de mata-mata será em jogo único. Em caso de empate, as partidas vão para prorrogação e, se necessário, para os pênaltis.
A partida inaugural, entre Inter Miami e Al Ahly, acontece no dia 15 de junho, no Hard Rock Stadium, em Miami. Já a final está prevista para 13 de julho, no MetLife Stadium, em Nova Jersey. Não haverá disputa de terceiro lugar.
As 63 partidas do Mundial serão disputadas em 12 estádios, em 11 cidades dos Estados Unidos.
Apesar do favoritismo dos gigantes europeus de elencos estrelados, o ex-atacante Élber, que esteve presente no sorteio como representante do Bayern de Munique, diz acreditar que os brasileiros e sul-americanos têm a capacidade de fazer uma boa participação no torneio.
“Acompanhando o futebol brasileiro e sul-americano, os clubes estão bem, e acho que não vão fazer feio. Tem muita possibilidade de algum clube sul-americano chegar nas cabeças”, afirmou Élber.
“O Bayern vai vir com força total, a gente não pode dar mole. Queremos chegar até onde der, se possível na final”, disse o ex-jogador, que atuou pelo clube alemão entre 1997 e 2003, conquistando quatro taças do Campeonato Alemão, uma da Liga dos Campeões e uma da Copa Intercontinental.
Confira abaixo como ficaram os grupos da Copa do Mundo de Clubes
Grupo A
Palmeiras
Porto
Al Ahly
Inter Miami
Grupo B
Paris Saint-Germain
Atlético de Madrid
Botafogo
Seattle Sounders
Grupo C
Bayern de Munique
Auckland City
Boca Juniors
Benfica
Grupo D
Flamengo
Espérance Sportive de Tunis
Chelsea
León
Grupo E
River Plate
Urawa Red Diamonds
Monterrey
Internazionale de Milão
Grupo F
Fluminense
Borussia Dortmund
Ulsan
Mamelodi Sundowns
Grupo G
Manchester City
Wydad
Al Ain
Juventus
Grupo H
Real Madrid
Al Hilal
Pachuca
FC Salzburg