O Palmeiras de Abel Ferreira contra o Inter Miami de Lionel Messi e Luis Suárez, e o Botafogo, atual campeão da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro, medindo forças com as forças europeias Paris Saint-Germain e Atlético de Madrid.
A primeira edição da nova Copa do Mundo de Clubes da Fifa (Federação Internacional de Futebol), que acontece entre 15 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos, é um dos principais destaques do calendário esportivo de 2025.
De modo a acomodar o novo evento esportivo no calendário, o Campeonato Paulista e o Brasileiro começam mais cedo em 2025, em 15 de janeiro e 29 de março, respectivamente, com Palmeiras e Botafogo na defesa dos títulos conquistados na temporada anterior.
Como tradicionalmente acontece, a Copa São Paulo de Futebol Júnior abre o calendário, com 128 times na briga pela taça de campeão. Após cinco anos, a decisão volta ao estádio do Pacaembu, terminadas enfim as reformas da concessionária Allegra.
Há também no ano a reta final das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, com seis rodadas restantes para a definição das seleções da região que se classificam para o torneio, que será compartilhado por Estados Unidos, Canadá e México.
O Brasil de Dorival Júnior ocupa atualmente apenas a quinta colocação na tabela —os seis primeiros têm vaga assegurada no Mundial; o sétimo disputará repescagem— e tem jogos duros pela frente, em março, contra Colômbia (4º) e Argentina (1º).
No futebol feminino, a Inglaterra defende o título da Euro, enquanto o Brasil tenta levar mais uma vez a Copa América. As competições serão em julho e agosto, na Suíça e no Equador, respectivamente. Haverá também a primeira edição do Mundial feminino de futsal, entre novembro e dezembro, nas Filipinas.
Na Fórmula 1, o Brasil volta a ter um titular no grid depois de oito anos, com a estreia do jovem Gabriel Bortoleto, 20, pela Sauber.
A categoria também terá a chegada do heptacampeão Lewis Hamilton à Ferrari. A McLaren, atual campeã de construtores, com Lando Norris e Oscar Piastri, tentará impedir que o holandês Max Verstappen, da Red Bull, alcance o quinto título de pilotos em sequência.
No vôlei, o ano reserva os mundiais feminino e masculino, entre agosto e setembro, na Ásia (Tailândia e Filipinas).
Há ainda o duelo entre França e Brasil pela Copa Davis, na França, em janeiro, o Mundial de judô, na Hungria, em junho, e a Copa América de basquete, na Nicarágua, em agosto.
O calendário termina com o trajeto de 15 km pelas ruas de São Paulo na Corrida de São Silvestre, em 31 de dezembro.
Confira a seguir as datas de início e término dos principais eventos previstos no calendário esportivo de 2025.
Publicado em: 2025-01-04 23:00:00 | Autor: Lucas Bombana |