O mercado de trabalho brasileiro deve desacelerar em 2025, com a previsão de criação de 1,2 milhão de novas vagas formais, uma queda em relação aos 2,2 milhões de empregos gerados entre janeiro e novembro de 2024. A previsão é da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), que representa 1,8 milhão de empresários.
O cenário mais desafiador para este ano, que inclui juros mais altos e o risco fiscal, impacta as decisões das empresas e, consequentemente, o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto). Segundo o estudo, a desaceleração econômica resultará em uma menor expansão do mercado de trabalho.
Jaime Vasconcellos, assessor econômico da FecomercioSP e responsável pelo estudo, explica que o desempenho do mercado de trabalho está atrelado ao ritmo da economia. “Com mais desafios econômicos em 2025, teremos também mais desafios para a expansão do mercado de trabalho”, afirmou Vasconcellos.
A FecomercioSP estima que até 1,5 milhão de vagas sejam abertas neste ano, embora esse cenário otimista dependa de um crescimento do PIB de 2,5%. Entretanto, o cenário mais provável, com um crescimento de 2%, deve resultar na criação de 1,2 milhão de vagas.
O economista destaca que o risco fiscal é um fator importante, pois a incerteza sobre as contas públicas pode pressionar a inflação e levar a uma política monetária mais restritiva, afetando o consumo das famílias, os investimentos das empresas e o crescimento econômico.
Caso a previsão mais provável se confirme, o Brasil terá o seu pior desempenho no mercado de trabalho formal desde 2020, ano em que o país registrou a perda de 190 mil vagas devido à pandemia de Covid-19. No entanto, Vasconcellos aponta que a criação de 1,2 milhão de empregos seria um número significativo, embora menor do que os 1,8 milhão previstos para 2024.
“Se olharmos o saldo acumulado de 2021, 2022, 2023 e 2024, estamos falando de 8 milhões de empregos formais criados no Brasil em quatro anos. Acrescentando 1,2 milhão neste ano, o número ainda é expressivo, mesmo com a desaceleração”, concluiu o economista.
O post Mercado de trabalho brasileiro deve desacelerar em 2025, segundo FecomercioSP apareceu primeiro em Voz da Bahia.
Publicado em: 2025-01-08 15:23:00 | Autor: Sabrine Barreto |