A Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3, conhecida por seu trabalho em diversas frentes de atuação social e humanitária, lança o documentário “O que move é a caridade”, que será exibido em Salvador no dia 15 de fevereiro de 2025. Com 80 minutos de duração, o longa-metragem traz um panorama da atuação da instituição nas áreas de inclusão social, segurança alimentar, economia solidária e defesa do meio ambiente. A exibição ocorrerá às 9h, no auditório da sala Walter da Silveira, localizado na rua General Labatut, 27, Barris. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.
O evento contará com a participação de parceiros da Cáritas, representantes de instituições voltadas à defesa de causas sociais, bem como lideranças comunitárias e gestores do poder público. Além disso, diversas pastorais sociais que atuam em conjunto com a rede Cáritas e suas entidades membros da Bahia e Sergipe também estarão presentes. Antes da exibição, será servido um coffee break para promover a integração e acolhida dos participantes.
O documentário propõe uma reflexão profunda sobre o conceito de “bem viver”, com base nos valores de solidariedade, justiça social e respeito à dignidade humana. A produção mostra, por meio de exemplos concretos, o impacto positivo que a Cáritas tem nas vidas de populações vulneráveis, por meio de suas ações de assistência a comunidades em situação de risco e de combate à pobreza.
A temática do documentário será seguida por uma análise de conjuntura, abordando a situação sociopolítica atual e seus efeitos sobre as práticas da rede Cáritas. O momento será facilitado por Soraya Vanini Tupinambá, mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) e coordenadora técnica do projeto “De Mãos Dadas”, do Instituto Terramar. Ela será acompanhada por Paulo de Almeida Filho, mestre em Gestão da Educação e especialista em Comunicação Comunitária, que atualmente coordena a Agência de Notícias das Favelas e leciona na Escola Baiana de Comunicação. Juntos, eles oferecerão uma análise crítica sobre os desafios contemporâneos e o papel da Cáritas neste cenário.
O lançamento do documentário reflete a importância da Cáritas no fortalecimento de ações comunitárias e na promoção de direitos humanos, além de representar um espaço de discussão sobre a realidade social, política e econômica do Brasil e do mundo, em um momento de grandes transformações globais.
Outras Publicações
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
Fonte: jornalgrandebahia.com.br
Publicado em: 2025-02-15 08:00:00 | Autor: Redação do Jornal Grande Bahia |