Inscreva-se

Seja o primeiro a saber as últimas atualizações

Brasil

Governo da Bahia oferecerá serviços especializados de atendimento às mulheres no Carnaval 2025 de Salvador

Governo da Bahia oferecerá serviços especializados de atendimento às mulheres no Carnaval 2025 de Salvador
Iniciativas visam combater violência de gênero e promover cuidados às trabalhadoras da festa.

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM), promoverá ações para garantir a segurança e o bem-estar das mulheres durante o Carnaval de Salvador, que ocorrerá entre 27 de fevereiro e 4 de março de 2025. As atividades, que abrangem os circuitos da folia e bairros da capital, incluem campanhas de prevenção à violência de gênero, além de atendimentos especiais às catadoras de materiais recicláveis.

Ações de prevenção à violência e apoio às mulheres trabalhadoras

Entre as principais iniciativas, destaca-se a campanha “Oxe, me respeite”, que visa combater o abuso e a importunação sexual. Com o apoio de adesivos e tatuagens temporárias, a ação também promoverá a sensibilização sobre as violências de gênero, com a divulgação do Disque Denúncia 180. A campanha, que já ocorre durante todo o ano, será intensificada no período de Carnaval.

Além disso, serão instaladas duas Tendas Oxe, me respeite, com o objetivo de oferecer acolhimento e encaminhamento às mulheres vítimas de violência. Essas tendas, localizadas na Avenida Milton Santos, em Ondina, e no Passo Municipal, no Pelourinho, estarão à disposição para atendimento diário, com horários específicos para cada local. As Tendas são fruto de uma parceria entre a SPM e a Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Ronda Maria da Penha, do Batalhão de Policiamento e Proteção às Mulheres, e da Polícia Civil.

Além da campanha de sensibilização e das tendas, o Governo do Estado também oferecerá suporte para as mulheres que atuam como catadoras de materiais recicláveis durante a festa. Com o projeto “Cuidar de Quem Cuida”, o Governo proporcionará atividades terapêuticas em espaços inclusivos, visando o cuidado das trabalhadoras do Carnaval. As atividades incluirão atendimento psicológico, massagens, yoga, meditação e acupuntura auricular, entre outras terapias. Essas ações acontecerão no Palácio da Aclamação, no Campo Grande, e na sede da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em Ondina, com funcionamento de 28 de fevereiro a 4 de março, das 8h às 14h.

Pesquisa sobre as condições de trabalho das mulheres no Carnaval

Uma inovação para este ano será a pesquisa sobre as condições de trabalho das mulheres que atuam durante o evento. A pesquisa tem o objetivo de mapear as realidades dessas trabalhadoras, com foco na elaboração de políticas públicas voltadas para sua inclusão e proteção. A iniciativa visa, ainda, melhorar as condições de trabalho das mulheres nos grandes eventos realizados na Bahia.

Casa da Mulher Brasileira

Além das iniciativas específicas para o Carnaval, a Casa da Mulher Brasileira seguirá funcionando normalmente durante a festividade. Localizada na Avenida Tancredo Neves, em Salvador, a Casa oferece serviços essenciais para mulheres vítimas de violência doméstica e funciona 24 horas por dia. Para mais informações, o telefone disponível é (71) 3202-7390.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Fonte: jornalgrandebahia.com.br

Publicado em: 2025-02-25 02:00:00 | Autor: Redação do Jornal Grande Bahia |

portalgongogi

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba por email.

    Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do portal gongogi.

    Portal Gongogi © 2024. Todos os direitos reservados.