Porta-voz do ministro do Comércio chinês diz que “não há vencedores em uma guerra comercial”
A China prometeu tomar medidas retaliatórias contra os Estados Unidos depois de o presidente norte-americano, Donald Trump (Partido Republicano), anunciar a imposição de novas tarifas sobre exportações chinesas. No anúncio, feito na manhã desta 5ª feira (3.abr.2025), o porta-voz do Ministério do Comércio chinês descreveu a ação do republicano como “prática típica de bullying unilateral”.
Ainda assim, o representante do Comércio chinês instou os EUA a cancelar as tarifas e resolver as diferenças por meio de diálogo. “Não há vencedores em uma guerra comercial”, declarou.
As tarifas anunciadas por Trump representam um acréscimo de 34% às existentes de 20% sobre importações chinesas. Desde seu retorno à Casa Branca, Trump já havia implementado duas rodadas de tarifas adicionais de 10%. Segundo o presidente norte-americano, essas medidas foram justificadas pela necessidade de conter o fluxo de fentanil ilícito da China para os EUA.
Trump também anunciou tarifas adicionais sobre todas as importações destinadas aos EUA, incluindo 46% sobre produtos vietnamitas e 49% sobre mercadorias cambojanas. Em relação ao Brasil, a tarifa anunciada foi de 10%.
Analistas ouvidos pela CNN Internacional consideram as medidas como potencial ponto de inflexão nas relações EUA-China e prevêem que as tarifas forçarão multinacionais a reavaliar suas operações no país asiático.
A resposta chinesa às tarifas anteriores dos EUA foi moderada. Incluiu impostos sobre produtos agrícolas e industriais norte-americanos como soja, trigo e frango, além do aprimoramento de medidas de controle de exportações de minerais críticos.
Especialistas esperam que a China, agora, responda de forma precisa, mirando exportações norte-americanas politicamente sensíveis.
A escalada da tensão comercial se dá em um momento delicado para a economia global, com o FMI (Fundo Monetário Internacional) alertando, em seu último relatório, que guerras comerciais podem reduzir o crescimento econômico mundial em até 0,5% nos próximos 2 anos.
Eis as tarifas anunciadas por Trump:
Leia mais:
Publicado em: 2025-04-03 04:21:00 | Autor: Poder360 · |