Pejoteiros veteranos do Sul da Bahia, participaram de uma reunião por meio de videoconferência, nesta quinta-feira, dia 24, do grupo Velhatude. O evento iniciou às 20h00 e teve duração de duas horas com o objetivo de apresentar a situação dos municípios, os desafios enfrentados e as possíveis alternativas que podem ser tomadas pelos grupos sociais.
Neste primeiro momento, segundo o moderador do encontro, Wilson Lima, tinha uma previsão de cerca de vinte participantes, no entanto, por motivos adversos participaram sete ex-militantes da Pastoral da Juventude. Os participantes são ativistas políticos de esquerda que atuam em ações sociopoliticas: Wilson Lima – Ubaitaba (Operador de Direito e Movimento Negro), José Jorge – Gongogi (Jornalista e Educador Popular da ACAPEB), Givaldo Gonçalves Gongogi/Salvador (Eletricista e promovedor de projetos sociais), Padre Gilvan (Wenceslau Guimarães), Genilson Souza – Itacaré (Vice-Prefeito), Salmo Macário – Gongogi (Técnico em Agropecuaria) e Rodrigo Dias – Ubatã (Diácono e Escritor)
Fico alegre com uma iniciativa que reaproxima as pessoas que partiiparam da PJ e continuam preocupados com as questões sociais, desabafa Padre Gilvan.
No encontro via web, cada participante apresentou a situação de seu município e as medidas adotadas para minimizar os efeitos da pandemia. Dentre as discussões, destacaram-se as temáticas sobre a vulnerabilidade da juventude e população idosa, o panorama do descaso nacional e a unificação das eleições.
Uma nova videoconferência deve ocorrer na próxima semana entre todos os participantes e será transmitida ao vivo na plataforma do facebook ou do youtube.