247 – Um homem negro foi espancado por dois seguranças do Carrefour no norte de Porto Alegre na noite desta quinta-feira (19), poucas horas antes do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, e não resistiu às agressões. “A polícia de Porto Alegre (RS) investiga a morte de João Alberto Silveira Freitas, um homem negro de 40 anos, após espancamento por dois seguranças de uma loja do do supermercado Carrefour localizada no bairro Passo d´Areia, na zona norte da cidade. Vídeos que mostram o espancamento no estacionamento da loja e a tentativa de socorristas de salvarem o homem, conhecido como Beto, circulam nas redes sociais desde a noite desta quinta-feira e provocam a mobilização de ativistas contra o racismo”, aponta reportagem de Cristina Camargo, na Folha de S. Paulo.
Os dois assassinos estão presos. Um deles é policial militar e foi levado para um presídio militar. O outro é segurança da loja e está em um prédio da Polícia Civil. A investigação trata o crime como homicídio qualificado.
A Brigada Militar gaúcha informou que o espancamento começou após um desentendimento entre a vítima e uma funcionária do supermercado.
Freitas foi levado da área de caixas para a entrada da loja espancado no estacionamento do supermercado, por dois seguranças.
O vídeo da agressão circula nas redes sociais desde o final da noite. Nas imagens, é possível ver os dois seguranças espancando Frietas, que já está no chão. Uma mulher que estava próxima deles parece filmar a ação dos agressores.
Em seguida, já com sangue espalhando pelo chão, outras pessoas aparecem em volta do homem agredido, enquanto os dois agressores continuam sobre ele, já desfalecido.
Leia a matéria completa clicando aqui.
Assista às imagens do video:
[ALERTA DE GATILHO] UM HOMEM NEGRO MORREU depois de ser espancado por seguranças do Carrefour de Porto Alegre!!! Despreparo TOTAL PARA IMBOLIZAR a pessoa. NOITE ANTERIOR DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. MEU DEUS!!!!!!!! pic.twitter.com/5zAMnKwDy6
— Jandira Feghali 🇧🇷🚩 (@jandira_feghali) November 20, 2020