ALEX SOLNIK*
BRASIL 247 – Funcionários do ministério do Trabalho protestaram na frente do prédio em que trabalham, em Brasília. Postaram um vídeo. Lá estão eles, todos juntos, cantando o Hino Nacional. Uniram-se contra a extinção do ministério.
Essas cenas vão se tornando frequentes. Parece que os brasileiros não se esqueceram do que fazer diante do autoritarismo. Não vão esperar a frente democrática se formar. Já estão agindo. Cada um na sua órbita.
Outro dia a atriz Maria Ribeiro escreveu num post: “Obrigado, Bolsonaro, por mostrar que somos fortes”. Algo nessa linha. É apenas um de vários exemplos de artistas que não se calaram depois do resultado eleitoral.
Nem os artistas nem os estudantes nem a população em geral está se deixando intimidar.
Bolsonaro ameaçou a Folha de retaliação e pessoas anônimas iniciaram uma campanha de assinaturas do jornal. Totalmente espontânea. Mais ou menos na linha “Se Bolsonaro é contra a Folha, eu sou a favor”.
A cada gesto em direção ao retrocesso há uma reação em sentido contrário.
_________________
ALEX SOLNIK
Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais “Porque não deu certo”, “O Cofre do Adhemar”, “A guerra do apagão” e “O domador de sonhos”
Ouça também a Rádio Web Gongogi FM baixando o aplicativo no seu celular.