O anúncio da Ford de interromper a fabricação de veículos no Brasil pegou de surpresa os governos de Ceará e Bahia. Aos cearenses, a empresa deu sinais em dezembro de que os negócios não iam bem, mas não falava nada de fechamento. Além dos danos aos empregos, governadores anteveem problemas também de arrecadação. Na Bahia, a Ford pagou cerca de R$ 200 milhões em impostos em 2019, valor que caiu quase à metade no ano passado, em razão da pandemia.
O governador Camilo Santana (PT-CE) tem dito que, como a previsão de fechamento da unidade que fabrica a Troller no estado é só no fim do ano, tentará reverter a situação.
Rui Costa (PT-BA) culpou o governo federal em vídeo gravado na noite desta segunda (11). Disse que enquanto alguns só fazem “politicagem”, dia após dia fábricas estão fechando no país, por falta de competência do governo, que não avançou na reforma tributária e gera um clima de insegurança institucional.
Para técnicos do governo federal, no entanto, o fechamento das atividades da Ford no Brasil era uma tragédia anunciada. A operação já não dava resultado e a montadora alegava ter mais de R$ 1 bilhão em créditos de ICMS acumulados não utilizados.
Tiroteio
Já que Bolsonaro é muy amigo do Trump, será que não dá uma forcinha para a Ford ficar? Bolsonaro, cadê sua influência?
De Enio Verri (PR), líder da bancada do PT na Câmara, sobre a decisão da Ford de fechar as fábricas e encerrar produção no Brasil
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