Em nota enviada na manhã desta terça-feira, 12, o PSD defendeu o cumprimento do acordo definido com o governador Rui Costa (PT) para que o deputado Adolfo Menezes (PSD) seja eleito como próximo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).no biênio 2021-2022.
A sigla declarou “apoio unânime” para o deputado na corrida pelo cargo que tem causado mal-estar na base aliada do governo após Nelson Leal (PP), presidente da Casa no biênio 2019-2020, tentar articular a sua reeleição e posteriormente, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de não permitir a recondução dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, lançar a candidatura do deputado Nelsinho (PP).
O imbróglio vem sendo tratado nos bastidores pelo governador Rui Costa, que chegou a pedir “o consenso da base” como um “presente de aniversário”. Na nota, o PSD afirmou que “A pacificação da base governista passa por se cumprir palavras ditas e acordos feitos”.
“Desde o início dessa discussão que o PSD marcha unido e consegue obter na figura de Adolfo um quadro sério e competente que reúne todas as qualidades para sentar na cadeira de presidente e, mais do que olhar para todos os 63 deputados, olhar por toda a Bahia”, assinou o líder do partido na Casa, Alex da Piatã.
Na última segunda-feira, 11, a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu manter a coligação com o Partido Social Democrático (PSD) e sinalizou apoio dos seus 11 parlamentares ao deputado Adolfo Menezes.