A Jornada do Patrimônio 2023 acontece em São Paulo nos dias 19 e 20 de agosto, sábado e domingo. Neste ano, em sua 9ª edição, a Jornada do Patrimônio tem o tema Se a cidade, se a cidade fosse minha e continua na linha adotada na edição de 2022, Tão Perto, tão longe, buscando abordar questões como inclusão e pertencimento, atrelados à concepção dos patrimônios materiais, imateriais e à recuperação dos apagamentos.
A motivação para o tema, de acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, é acolher ações que promovam a leitura da cidade em suas múltiplas identidades e vozes. São mais de 300 atrações, entre elas os tradicionais roteiros culturais e visitas a imóveis históricos, debates, palestras e exposições, além de apresentações
A Vida no Centro realiza no domingo, às 10h, um roteiro contando a história da Praça Roosevelt. Veja os detalhes:
Praça Roosevelt: de velódromo da elite a praça de todas as tribos
20/08 – 10h – Ponto de encontro: em frente ao Cine Bijou – Praça Franklin Roosevelt, 172
A Praça Roosevelt é muito conhecida pela sua diversidade, de públicos e de atividades. Ali se juntam skatistas, casais de namorados, grupos de amigos, alunos de teatro ensaiando suas peças, além de moradores com cachorros e os frequentadores dos bares. É um lugar com muita história, e que está sempre em transformação. Nos anos 1960, o Cine Bijou e a Bossa Nova colocaram o lugar no mapa cultural da cidade. Uma tradição que persiste até hoje, com três teatros, duas escolas de teatro e um cinema em apenas um quarteirão. Até hoje existe o bar onde Elis Regina contou pela primeira vez na cidade. Mas antes da cultura esse espaço já fazia história. O local onde está a praça hoje foi um velódromo no fim do século 19 e, com a chegada do futebol ao Brasil, foi construído ali o primeiro estádio de futebol da cidade.
Vamos fazer um passeio na praça e arredores contando as histórias da praça que está nas memórias de tanta gente e que hoje é um espaço de diversidade.
O roteiro será conduzido pela jornalista Denize Bacoccina, cofundadora da plataforma A Vida no Centro.
Inscrição no local, com meia hora de antecedência ou garanta seu lugar aqui.
Programação
A programação completa dos roteiros culturais e visitas a prédios históricos pode ser vista aqui.
Entre os destaques dos roteiros culturais, está a Caminhada Heroínas Negras, saindo da Praça da República; e no bairro da Liberdade, a Capela dos Aflitos, vizinha do futuro Memorial dos Aflitos, a ser construído pela Secretaria Municipal de Cultura, recebe roteiro Liberdade e Baixada do Glicério: entre ruas, diálogos e histórias afro-brasileiras, indígenas, periféricas e migrantes, no domingo, resgatando as diversas memórias do bairro. O roteiro Porta deBoate traz as histórias davida noturna LGBTQIAP+ no domingo, com saída na Rua da Consolação.
A Jornada promove roteiros na Vila Itororó, celebrando o centenário da vila que hoje foi transformada em centro cultural; o roteiro BomRetiro Arquitetônico e Gastronômico: Encontro de povos, que abrange a diversidade cultural e influência da imigração no bairro.
As histórias do centro da cidade também são valorizadas com visitas guiadas ao Palácio da Justiça de São Paulo, ícone da arquitetura na cidade, projetado e construído pelo escritório do Arquiteto Ramos de Azevedo; visita ao Edifício Sampaio Moreira, sede da Secretaria Municipal de Cultura e também o primeiro arranha-céu da cidade; os icônicos Cama e Café São Paulo, na Rua Roberto Simonsen, e o Bar Drosophyla, na Rua Nestor Pestana, também abrem as suas portas para visita guiada.
A Secretaria de Turismo vai também oferecer os roteiros do programa Vai de Roteiro e as inscrições gratuitas podem ser feitas aqui.
Haverá ainda programação especial em todas as unidades do Sesc.
Os museus da cidade também estarão com entrada gratuita neste fim de semana.
Leia também: SESC ANUNCIA UNIDADES NO TBC E NA PRAÇA 14 BIS E CONFIRMA SEDE NO ANTIGO PRÉDIO DO MAPPIN