AVL se dedica à propagação da cultura brasileira, da língua portuguesa e da literatura
Fundada em 11 de março de 2005, a Academia Volta-redondense de Letras (AVL) completa duas décadas de dedicação à difusão da cultura brasileira, da língua portuguesa e da literatura. A instituição reúne escritores(as) de Volta Redonda e, desde 2018, ampliou sua estrutura de 20 para 40 cadeiras, incluindo membros de toda a região Sul Fluminense e de outras cidades do país.
Com essa reforma estatutária, foram organizadas 20 cadeiras para residentes em Volta Redonda e outras 20 com membros residentes fora do município.
“Há 20 anos, a AVL, vem contribuindo com a literatura da cidade, seja na produção acadêmica, seja com os projetos que ajudam a registrar e divulgar autores e autoras da cidade. Nesse sentido, a instituição celebra seus 20 anos. Também faz jus ao título de utilidade pública, pois, contribui de maneira muito intensa com a cultura local e regional”, declarou Jean Carlos Gomes, presidente da AVL, cadeira 29.
Pesquisa e extensão
“Nossa missão é difundir a língua portuguesa e a literatura através da produção literária e acadêmica, além de registrar, difundir e incentivar a produção artístico literária de Volta Redonda e região. Como incentivo à produção literária da cidade criamos o Prêmio Maria José Maldonado de Literatura, saudosa poeta e imortal da AVL. Dentre outras atividades, realizamos palestras, sarau, concursos literários, concurso com alunos e alunas das escolas públicas”, Cf. www.avl.org.br .
AVL, ABL e MEP
Recentemente no MEP foi realizada uma roda de conversa sobre “Literatura e Cidadania”, a atividade provocou reação do Professor Godofredo de Oliveira Neto, escritor imortal da Associação Brasileira de Letras e professor da UFRJ, amigo do Movimento Ética na Política. A atividade foi realizada dia 11 de março, na sede do MEP, ganhou a exclamação do ilustre escritor – “Só craques!’, escreveu o escritor no instagram do Movimento. O fato acabou por provocar a possibilidade da articulação de uma videoconferência para os estudantes do MEP em agosto próximo. Vamos falar com Jean Carlos, presidente, para estar presente, como marca dos 20 anos da AVL”, comentou Zezinho, ao informar que o escritor Godofredo já sinaliza possibilidade de presença.
Fonte: www.folhadointerior.com.br
Publicado em: 2025-03-19 14:03:00 | Autor: admin |