Por Lilianna Bernartt
“Ainda Estou Aqui”, filme dirigido por Walter Salles, é selecionado para a shortlist do Oscar 2025, que é a pré-seleção dos filmes que poderão concorrer em diversas categorias da maior premiação do cinema mundial.
A seleção quebra um jejum de mais de 15 anos, já que o último filme nacional que figurou na shortlist do Oscar foi “O Ano que Meus Pais Saíram de Férias”, de Cao Hamburger, em 2008. “Ainda Estou Aqui” é a maior bilheteria nacional pós pandemia e já se tornou um marco na história do cinema nacional, responsável por efervescer o mercado cinematográfico com prêmios e indicações nacionais e internacionais, projetando nosso cinema tanto dentro quanto fora do país.
O longa acaba de ser indicado ao Globo de Ouro e Satellite Awards, duas grandes e importantes premiações da temporada.
Apenas no dia 17 de janeiro de 2025 que serão divulgados todos os indicados ao próximo Oscar 2025. A premiação está marcada para acontecer no dia 2 de março, no domingo.
A história de “Ainda Estou Aqui” se passa na década de 1970, no período mais intenso da ditadura militar no Brasil, e acompanha a trajetória da família Paiva, composta por Rubens (Selton Mello), Eunice (Fernanda Torres) e seus filhos. A vida da família se transforma completamente quando, em um dia fatídico, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e some sem deixar rastros.