Unindo a realidade do trabalho judicial e a poesia em cordel, o servidor público e artista teatral José Jorge, o Jorginho da Acapeb ou Jorge Axé, como é conhecido, apresentou na noite da última sexta-feira 25, no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia, em Salvador, o monólogo “Os dissabores de um meirinho numa diligência amargurada.
A performance teatral inspirada a partir da certidão de um diligência insucedida realizada por um Oficial de Justiça da Comarca de Ubaitaba e convertida em cordel pelo próprio ator, fez parte do Festival de Músicas e Talentos, promovido pelo TJ Bahia, que reuniu artistas de várias modalidades, envolvendo dança, canto e arte teatral. Assessorado pelo seu filho Moabe Souza, Jorginho ganhou o 4º lugar no Festival e falou da importância da iniciativa da Corte baiana promover eventos nessa dimensão.
“Meu grande prêmio é a alegria do encontro e reencontro com os colegas e a certeza que o Tribunal de Justiça da Bahia com esta iniciativa humaniza o Poder Judiciário, criando instrumentos para aproximar os seus pares. Aqui sentimos cheiro de gente!” Relata o servidor artista Jorge Axé.
Segundo Moabe Souza, diretor-geral do Ponto de Cultura Acapeb, a performance teatral faz parte do acervo institucional e fará parte de um circuito cultural para difundir a arte do município de Gongogi, cuja agenda inclui apresentação nas escolas e praça pública. (Portal Gongogi)