Inscreva-se

Seja o primeiro a saber as últimas atualizações

Politica

Base frágil de Nunes na Câmara eleva pressão por cargos – 03/11/2024 – Painel

Base frágil de Nunes na Câmara eleva pressão por cargos – 03/11/2024 – Painel

Aliados de Ricardo Nunes (MDB) se dizem preocupados com o discurso agressivo do prefeito em entrevistas com relação a vereadores que apoiaram Pablo Marçal (PRTB) na eleição. Eles apontam que o prefeito reeleito precisará conquistar esse grupo para construir uma base sólida na Câmara Municipal de São Paulo.

Nunes se refere com frequência a esses vereadores como “traidores”. Em entrevista ao portal Metrópoles, disse quem caso eles não queiram apoiar um projeto seu que seja bom, vai divulgar a atitude para a população. Também falou que quer distância deles.

Nas contas dos aliados do emedebista, ele hoje tem o apoio fiel de 28 de 55 vereadores, número mínimo para aprovação de projetos por maioria simples.

Nos casos que exigem maioria qualificada, no entanto, Nunes poderá enfrentar dificuldades. Ao longo de sua gestão, diversas medidas necessitaram de 37 votos, como a reforma da Previdência municipal e a revisão do Plano Diretor.

A oposição, formada por PT, PSOL, PSB e Rede, contará com 17 vereadores. Outros 10 vereadores eleitos e reeleitos fazem parte do grupo dos apoiadores de Marçal que têm sido atacados pelo prefeito, como Rubinho Nunes (União), Adrilles Jorge (União) e Sargento Nantes (PP), ou têm perfil independente, como Janaina Paschoal (PP) e Kenji Palumbo (Podemos).

Diante desse cenário, partidos e bancadas da Câmara têm aproveitado para pedir mais espaço no Executivo em troca de apoio no Legislativo.

O Podemos, por exemplo, hoje tem o comando da pasta de Esportes, mas seus líderes defendem que o partido merece ao menos mais uma secretaria grande, além de algumas subprefeituras.

O partido elegeu seis representantes na Câmara. Hoje eles são chamados pela base do prefeito de “vereadores-pêndulo”, em brincadeira com os estados-pêndulo da eleição norte-americana.

Já a bancada do PL, que fez sete vereadores, também aproveita para pedir uma secretaria própria. O partido ambiciona a pasta da Educação, como revelou o Painel.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Source link

portalgongogi

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba por email.

    Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do portal gongogi.

    Portal Gongogi © 2024. Todos os direitos reservados.