O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), anunciou que somente os serviços essenciais poderão funcionar na cidade a partir da próxima segunda-feira, 11. “Sexta-feira o decreto vai ser publicado e segunda-feira a cidade está fechada”, informou o gestor, em suas redes sociais. A capital mineira bateu três recordes consecutivos na taxa de ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes com a Covid-19.
“Chegamos ao limite da Covid-19. Nós avisamos, nós tentamos avisar. Tentamos manter a cidade aberta há 10 dias, quando os números ainda eram perigosos, mas nós tínhamos, pelo menos, uma expectativa de responsabilidade (…) O comerciante tem que se preparar porque sexta-feira nós estamos soltando um decreto voltando a cidade à estaca zero”, afirmou Kalil.
O prefeito atribui a alta nas internações às festas de final de ano. “Temos casos hoje em hospitais particulares de famílias inteiras que passaram o Natal juntos, infectados e internados. Nada mais triste para mim do que vir falar isso aqui hoje. Nós estamos chegando na praia. A vacina está chegando. Nós estamos preparados para vacinar. Estamos na bica pra acabar com isso. Mas parece que ninguém está entendo a gravidade dessa doença”, acrescentou.