A eliminação do Botafogo ao perder por 3 x 0 para o Pachuca, nas quartas de final da Copa Intercontinental, é mais uma queda inesperada de um clube brasileiro no torneio que reúne os campeões de todos os continentes.
Por conta das conquistas recentes da Libertadores e do Brasileirão, o Glorioso era apontado como favorito para chegar na decisão da competição anual da Fifa, que teve nome alterado pela entidade por conta do Super Mundial de Clubes que será disputado de quatro em quatro anos.
Mas cair antes da final de uma competição a nível mundial não é novidade para os clubes brasileiros.
Internacional 2010
A primeira vez que uma equipe do Brasil caiu antes da final do Mundial de Clubes foi em 2010. O Internacional tinha pela frente o Mazembe, da República Democrática do Congo.
Amplamente favorito, o Colorado tinha em seu elenco jogadores como Bolívar, Guiñazu, Tinga, D’alessandro, Rafael Sóbis e Oscar. No entanto, os africanos surpreenderam e bateram os brasileiros pelo placar de 2 x 0, gols de Kabangu e Kaluyituka.
Atlético-MG 2013
Em 2013, o Atlético-MG levou um forte elenco ao Mundial de Clubes disputado no Marrocos. Logo na primeira partida, a equipe liderada por Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli e Jô, encarou os donos da casa Raja Casablanca.
Contudo, mesmo com o favoritismo contra os marroquinos, o Galo foi derrotado na semifinal pelo placar de 3 x 1 e deu adeus ao sonho de conquistar o Mundial de Clubes.
Palmeiras 2020
Entre os clubes brasileiros, o Palmeiras foi o que teve o pior desempenho em um Mundial de Clubes. No ano de 2020, o Verdão enfrentou o Tigres, do México. Em um jogo parelho na semifinal, a equipe foi derrotada por 1 x 0, com gol de pênalti de Gignac.
Na disputa pelo terceiro lugar mais uma derrota, desta vez, nos pênaltis para o Al-Ahly, do Egito, após empate em 0 x 0 no tempo normal.
Flamengo 2022
Após o vice-campeonato em 2019, o Flamengo voltou ao Mundial de Clubes em 2022, tendo pela frente o Al-Hilal, da Arábia Saudita. A equipe carioca acabou sofrendo um revés por 3 x 2, ficando pelo caminho na competição.
Vale lembrar que Palmeiras, Flamengo e Botafogo terão outra chance de conquistar um título mundial. Ao lado do Fluminense, as equipes disputarão o Super Mundial de Clubes, entre junho e julho de 2025.