A Sauber anunciou nesta quarta-feira (6) o piloto brasileiro Gabriel Bortoleto, 20, em sua equipe para a temporada 2025 da F1. O jovem será titular da escuderia, uma posição que não é ocupada por nenhum corredor do Brasil na categoria desde o Mundial de 2017, o último com a presença de Felipe Massa.
O país até esteve no grid em 2020 –quando Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão Emerson Fittipaldi, substituiu o lesionado franco-suíço Romain Grosjean em duas corridas, na Haas–, mas não com um posto efetivo. Agora, é mesmo de Bortoleto a vaga no time suíço, que foi comprado pela alemã Audi e passará a se chamar Audi em 2026.
“Gabriel já demonstrou nas categorias de base que tem o que é preciso para ser um piloto vencedor. Estamos muito satisfeitos que ele se tornará um membro da equipe Sauber e Audi. Junto com Gabriel, estamos em uma jornada rumo ao sucesso e evoluiremos como uma força unificada para moldar uma nova era para a Audi no automobilismo”, afirmou Mattia Binotto, executivo da Sauber Motorsport AG.
O paulistano é visto como um dos promissores talentos dos esportes a motor. Campeão da F3 em 2023, ganhou em 2024 uma oportunidade na F2, principal categoria de acesso à F1, e não decepcionou. Piloto da equipe Invicta Racing, que conta com o suporte da McLaren, ele lidera a tabela de classificação e já obteve os pontos necessários para a superlicença, espécie de carteira de habilitação para o maior campeonato do automobilismo.
Seu companheiro na Sauber será o experiente alemão Nico Hülkenberg, 37. A diferença de 17 anos para o brasileiro, segundo Mattia Binotto, não é um acaso. “Nico e Gabriel representam a combinação ideal de experiência e juventude, posicionando-nos fortemente para o futuro”, declarou o dirigente.
Já Gabriel falou em “crescer em um projeto ambicioso e alcançar o topo do automobilismo”. “Estou incrivelmente grato pela oportunidade que a equipe me deu e pela chance de trabalhar ao lado de um piloto experiente como Nico”, disse o garoto.