Inscreva-se

Seja o primeiro a saber as últimas atualizações

Esporte

China inicia construção de plataforma submarina a 2 mil metros de profundidade

China inicia construção de plataforma submarina a 2 mil metros de profundidade

https://noticiabrasil.net.br/20250322/china-inicia-construcao-de-plataforma-submarina-a-2-mil-metros-de-profundidade-38918357.html

China inicia construção de plataforma submarina a 2 mil metros de profundidade

China inicia construção de plataforma submarina a 2 mil metros de profundidade

Sputnik Brasil

A China iniciou em março a construção de uma plataforma submarina de pesquisa a mais de 2 mil metros abaixo da superfície do mar para explorar ambientes… 22.03.2025, Sputnik Brasil

2025-03-22T01:47-0300

2025-03-22T01:47-0300

2025-03-22T01:47-0300

ciência e sociedade

ciência e tecnologia

china

guangdong

guangzhou

china daily

estação espacial internacional

oceano

plataforma

submarino

https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e8/04/0a/34015866_0:198:1166:854_1920x0_80_0_0_5d1fe9837181913deb16fb7be1cc77e4.jpg

A Instalação de Pesquisa do Ecossistema de Exsudações Frias (Cold-seep Ecosystem) está sendo desenvolvida na província de Guangdong pelo Instituto de Oceanologia do Mar do Sul da China que pertence à Academia de Ciências chinesa. A previsão é de que esteja concluída em cinco anos. O local fica na Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e a plataforma terá acesso aberto para colaboração internacional, segundo os coordenadores da iniciativa, em moldes similares aos da Estação Espacial Internacional.O projeto combinará um laboratório submarino no fundo do oceano com sistemas avançados de simulação em terra para permitir estudos de longo prazo e de alta precisão sobre “ecossistemas de exsudações frias”: comunidades biológicas únicas que prosperam na escuridão e sob pressão extrema, onde metano e outros produtos químicos vazam do leito marinho.Esses ecossistemas, frequentemente chamados de “oásis do fundo do mar”, abrigam espécies como vermes tubulares, moluscos e corais raros que dependem de energia química em vez de luz solar. O centro de pesquisa se concentrará em três desafios principais, de acordo coma reportagem: como os ecossistemas de exsudações frias evoluem, como os organismos se adaptam a condições extremas e como o metano — um potente gás de efeito estufa — interage com os ambientes marinhos. Os cientistas esperam que as descobertas sejam úteis para políticas climáticas e o desenvolvimento de energia em águas profundas de forma ambientalmente amigável, disse Li. A instalação também testará tecnologias para habitação humana prolongada em ambientes de águas profundas, com possíveis aplicações em mineração submarina, engenharia e monitoramento ecológico.

https://noticiabrasil.net.br/20230621/submarino-russo-do-futuro-arktur-plataforma-portadora-universal-de-armas-avancadas-29299655.html

china

guangdong

guangzhou

ásia

Sputnik Brasil

[email protected]

+74956456601

MIA „Rossiya Segodnya“

2025

Sputnik Brasil

[email protected]

+74956456601

MIA „Rossiya Segodnya“

notícias

br_BR

Sputnik Brasil

[email protected]

+74956456601

MIA „Rossiya Segodnya“

https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e8/04/0a/34015866_1:0:1166:874_1920x0_80_0_0_3c2da6ab672ae0d83c6ee34a22d6f387.jpg

Sputnik Brasil

[email protected]

+74956456601

MIA „Rossiya Segodnya“

ciência e tecnologia, china, guangdong, guangzhou, china daily, estação espacial internacional, oceano, plataforma, submarino, ásia

ciência e tecnologia, china, guangdong, guangzhou, china daily, estação espacial internacional, oceano, plataforma, submarino, ásia

A China iniciou em março a construção de uma plataforma submarina de pesquisa a mais de 2 mil metros abaixo da superfície do mar para explorar ambientes marinhos extremos e desenvolver recursos oceânicos sustentáveis, de acordo com a imprensa estatal do país, China Daily.

A Instalação de Pesquisa do Ecossistema de Exsudações Frias (Cold-seep Ecosystem) está sendo desenvolvida na província de Guangdong pelo Instituto de Oceanologia do Mar do Sul da China que pertence à Academia de Ciências chinesa. A previsão é de que esteja concluída em cinco anos.

O local fica na Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e a plataforma terá acesso aberto para colaboração internacional, segundo os coordenadores da iniciativa, em moldes similares aos da Estação Espacial Internacional.

O projeto combinará um laboratório submarino no fundo do oceano com sistemas avançados de simulação em terra para permitir estudos de longo prazo e de alta precisão sobre “ecossistemas de exsudações frias”: comunidades biológicas únicas que prosperam na escuridão e sob pressão extrema, onde metano e outros produtos químicos vazam do leito marinho.

“As exsudações frias guardam chaves para entender o ciclo do carbono da Terra, a vida em ambientes extremos e a extração segura de recursos como hidratos de metano”, disse Li Chaolun, diretor do Instituto de Oceanologia do Mar do Sul da China e líder do projeto ao jornal.

Esses ecossistemas, frequentemente chamados de “oásis do fundo do mar“, abrigam espécies como vermes tubulares, moluscos e corais raros que dependem de energia química em vez de luz solar.

Novo submarino nuclear russo - Kazan - Sputnik Brasil, 1920, 21.06.2023

‘Submarino russo do futuro’ Arktur: plataforma portadora universal de armas avançadas

O centro de pesquisa se concentrará em três desafios principais, de acordo coma reportagem: como os ecossistemas de exsudações frias evoluem, como os organismos se adaptam a condições extremas e como o metano — um potente gás de efeito estufa — interage com os ambientes marinhos.

Os cientistas esperam que as descobertas sejam úteis para políticas climáticas e o desenvolvimento de energia em águas profundas de forma ambientalmente amigável, disse Li.

“Isso não é apenas sobre ciência — é sobre transformar descobertas em avanços industriais”, disse Li, destacando possíveis progressos em biotecnologia marinha e extração de hidratos de metano.

A instalação também testará tecnologias para habitação humana prolongada em ambientes de águas profundas, com possíveis aplicações em mineração submarina, engenharia e monitoramento ecológico.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil

Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: noticiabrasil.net.br

Publicado em: 2025-03-22 01:47:00 | Autor: |

portalgongogi

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba por email.

    Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do portal gongogi.

    Portal Gongogi © 2024. Todos os direitos reservados.