Dirigentes das Defesas Civis de 11 municípios da Região Metropolitana de Salvador participaram de reunião, hoje (28/03), na sede da Codesal, quando foi apresentado o plano de parceria com Defesa Civil de Salvador (Codesal), hoje referência nacional, voltado ao aperfeiçoamento e fortalecimento dos respectivos órgãos em cada uma dos municípios.
“Devido às mudanças climáticas, cada vez mais presentes, nossas cidades precisam estar preparadas para proteger os grupos mais vulneráveis, pois são os primeiros a serem impactados. Logo, se faz necessário adotarmos soluções capazes de construir cidades mais sustentáveis e a Defesa Civil de Salvador, como hub de resiliência certificada pela ONU, está apta a oferecer esta colaboração”, destacou o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.
Ele explicou que a parceria com a Codesal englobará três áreas: a da partilha da legislação específica para ser adaptada à cada realidade dos municípios, a do setor de articulação comunitária e a do campo de informações climatológicas.
O diretor da Codesal enfatizou que para a eficácia do sistema de defesa civil é fundamental consolidar a sinergia na coordenação entre órgãos do Sistema de Proteção e Defesa Civil de cada município para mitigação de riscos, preparação e atendimento às emergências; e o fortalecimento das capacidades locais para ações de prevenção e resposta às ocorrências.
Após a apresentação dos principais focos da atividade da Codesal, a reunião foi aberta aos participantes para que falassem sobre os pontos fortes e fracos no âmbito da defesa civil de cada município, sendo que a principal preocupação dos dirigentes é a melhoria de práticas para atuar na prevenção de desastres climáticos e reduzir riscos.
“Já temos um sistema de Defesa Civil estruturado em Salvador. Temos a partir deste modelo dar um salto qualitativo, levando em conta tudo que já foi feito aqui, inclusive no campo da previsão climática”, disse Adejair Estevan, da Defesa Civil de Candeias. Sosthenes, por sua vez, afirmou que ficou feliz em receber o colegiado de Defesas Civis da RMS e destacou que “podem contar com a Codesal para fortalecer esta simbiose”.
Além do diretor Sosthenes Macêdo, participaram da reunião os representantes da Defesas Civis de Camaçari, Almir Garcia, de Candeias, Adejair Estevan, de São Francisco do Conde, Cleidson Souza, de Simões Filho, Gabriel Marques, de Madre de Deus, Girlécio Silva, de Lauro de Freitas, Handerson Fabio, de Vera Cruz, Marcelo Júnior, de Pojuca, Shelldon Lustosa, de Dias D’Àvila, Sergio de Paula, de Itaparica, Teófilo Oliveira, e pela Codesal, o coordenador de Contingência, Francisco Costa Júnior, a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, a subcoordenadora do Cemadac, Alana Matos, e a subcoordenadora de Ações Educativas e Comunitárias, Fabiana Santana, entre outros.
Fonte: www.bahiasemfronteiras.com.br
Publicado em: 2025-03-28 20:24:00 | Autor: Redação BSF |