O presidente brasileiro Jair Bolsonaro instigou um ataque verbal às vacinas COVID-19 e às empresas farmacêuticas que as fabricam. Ele sugeriu que a vacina COVID-19 desenvolvida pela Pfizer-BioNTech poderia transformar as pessoas que a tomavam em “Jacarés”.
Esta não é a primeira vez que Bolsonaro faz declarações polêmicas sobre a pandemia COVID-19. No início deste ano, ele chamou o coronavírus de “uma Gripezinha”. Nesta semana, ele deixou claro que não receberá a vacina para si mesmo, embora seu governo esteja lançando um programa de vacinação em massa no Brasil.
O presidente brasileiro disse que uma vez certificada a vacina COVID-19 pela Anvisa, órgão regulador do país, “ela estará à disposição de todos que quiserem. Mas eu não vou me vacinar”.
Bolsonaro criticou a gigante farmacêutica Pfizer. Ele declarou na quinta-feira: “No contrato da Pfizer é muito claro: ‘não somos responsáveis por nenhum efeito colateral’. Se você se transformar em um crocodilo, o problema é seu”.
A vacina Pfizer-BioNTech vem sendo testada no Brasil há semanas. A vacina já foi administrada a algumas pessoas nos Estados Unidos e no Reino Unido.
“Se você se tornar um super-homem, se nascer barba em alguma mulher ou algum homem começar a falar fino, eles não terão nada a ver com isso”, disse Bolsonaro, enquanto falava sobre os fabricantes de vacinas.
Bolsonaro lançou a campanha de imunização COVID-19 na quarta-feira. Ele a vacina será gratuita, mas não será obrigatório que todos os cidadãos a tomem. No entanto, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a vacina COVID-19 era obrigatória, mas ninguém deveria ser forçado a tomá-la.