https://noticiabrasil.net.br/20250201/davi-alcolumbre-e-eleito-presidente-do-senado–38345683.html
Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado
Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado
Sputnik Brasil
Em votação neste sábado (1º), Alcolumbre foi escolhido para um mandato de dois anos à frente do Senado, substituindo no posto o senador Rodrigo Pacheco… 01.02.2025, Sputnik Brasil
2025-02-01T15:13-0300
2025-02-01T15:13-0300
2025-02-01T15:21-0300
notícias do brasil
brasil
davi alcolumbre
rodrigo pacheco
podemos
pl
senado
presidência do senado
congresso
sputnik brasil
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e8/0c/15/37823062_0:0:640:361_1920x0_80_0_0_52cef356ff832a3fa8f680f08f5b9c6b.jpg
O senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito presidente do Senado na tarde deste sábado (1º), após concorrer pelo posto com os senadores Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE). Alcolumbre obteve 73 votos contra quatro votos de Pontes e quatro de Girão.Soraya Thronicke (Podemos-MS) e Marcos do Val (Podemos-ES), que estavam concorrendo ao posto, retiraram suas candidaturas minutos antes da votação. Marcos do Val afirmou ter tomado a decisão por ter se sentido prejudicado e censurado na disputa por estar com as redes sociais bloqueadas, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão de Moraes foi tomada em agosto do ano passado, após Do Val usar suas redes sociais para atacar o STF e afirmar que “o cerco estava se fechando” contra o ministro.Thronicke, por sua vez, disse ter tomado a decisão como um recuo estatégico. Ela afirmou que conseguiria trabalhar mais pelas medidas que defende junto aos colegas no Senado do que sozinha na presidência da casa. Ademais, Thronicke afirmou reconhecer a preferência dos senadores por Alcolumbre.Alcolumbre era tudo como favorito na disputa. Sua vitória era dada como certa, por ter conseguido costurar uma aliança com partidos que vão do PT ao PL. Ele agora vai ocupar o lugar de Rodrigo Pacheco, com um mandato de dois anos como presidente do Senado.Durante a votação cada candidato ao posto teve a oportunidade de fazer um pronunciamento de 15 minutos no plenário, momento no qual Marco do Val e Soraya Thronicke anunciaram a retirada de suas candidaturas. Em seguida foi aberta a votação, que pelo regimento é secreta e concede a vitória ao parlamentar que obter pelo menos 41 votos.Além da presidência do Senado, foram eleitos os 11 senadores que vão integrar a Mesa Diretora da casa, que é responsável por dirigir os trabalhos legislativos na nova gestão.
https://noticiabrasil.net.br/20241130/hugo-motta-e-davi-alcolumbre-lideram-corrida-pelas-presidencias-da-camara-e-do-senado-37558290.html
brasil
2025
notícias
br_BR
brasil, davi alcolumbre, rodrigo pacheco, podemos, pl, senado, presidência do senado, congresso, sputnik brasil
brasil, davi alcolumbre, rodrigo pacheco, podemos, pl, senado, presidência do senado, congresso, sputnik brasil
Detalhes a seguir
Em votação neste sábado (1º), Alcolumbre foi escolhido para um mandato de dois anos à frente do Senado, substituindo no posto o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Soraya Thronicke (Podemos-MS) e Marcos do Val (Podemos-ES), que estavam concorrendo ao posto, retiraram suas candidaturas minutos antes da votação.
Marcos do Val afirmou ter tomado a decisão por ter se sentido prejudicado e censurado na disputa por estar com as redes sociais bloqueadas, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão de Moraes foi tomada em agosto do ano passado, após Do Val usar suas redes sociais para atacar o STF e afirmar que “o cerco estava se fechando” contra o ministro.
30 de novembro 2024, 20:23
Thronicke, por sua vez, disse ter tomado a decisão como um recuo estatégico. Ela afirmou que conseguiria trabalhar mais pelas medidas que defende junto aos colegas no Senado do que sozinha na presidência da casa. Ademais, Thronicke afirmou reconhecer a preferência dos senadores por Alcolumbre.
Durante a votação cada candidato ao posto teve a oportunidade de fazer um pronunciamento de 15 minutos no plenário, momento no qual Marco do Val e Soraya Thronicke anunciaram a retirada de suas candidaturas. Em seguida foi aberta a votação, que pelo regimento é secreta e concede a vitória ao parlamentar que obter pelo menos 41 votos.
Além da presidência do Senado, foram eleitos os 11 senadores que vão integrar a Mesa Diretora da casa, que é responsável por dirigir os trabalhos legislativos na nova gestão.
Publicado em: 2025-02-01 15:13:00 | Autor: |