O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) classificou de “lamentável” a declaração do presidente Jair Bolsonaro CoronaVac: “ao invés de comemorar o fato do Brasil ter um imunizante seguro e eficaz para combater a pandemia, ele ironiza a vacina”.
Bolsonaro questionou nesta 4ª feira (13.jan.2021) se o imunizante “é uma boa ou não”. A provocação se refere a à eficácia de 50,4% da vacina, que é defendida por João Doria. Os pesquisadores afirmam que o resultado veio abaixo do esperado porque os voluntários eram do grupo de risco.
A CoronaVac é desenvolvida em parceria pela farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan, localizado em São Paulo. Há aproximadamente 11 milhões de doses da vacina no Brasil –todo o estoque do país até o momento.
A expectativa é de que 2 milhões de doses do imunizante da AstraZeneca cheguem no Brasil no sábado (16.jan). No dia seguinte, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deve decidir se irá conceder autorização para o uso emergencial das duas substâncias.
Continuar lendo