Foi lançado, neste mês de novembro, em Buerarema, o documentário experimental “De Grapiúna Para Grapiúna”. O curta apresenta algumas singularidades do ambiente natural, artístico-cultural e linguístico da região cacaueira do sul da Bahia, também conhecida como região grapiúna, e as inter-relações entre eles, com uma poética particular do diretor, Lucas Rosário.
Segundo Lucas, a ideia do projeto surgiu com a intenção de valorizar simbólica e financeiramente as matas remanescentes no Sul da Bahia, publicizar modos de produção agroecológicos específicos da região, estimular o ecoturismo e registrar um modo de falar próprio do povo grapiúna.
Para Gideon Rosa, que assina o roteiro e glossário, além de interpretar o poema “Deram Um Fuzil Ao Menino”, de Firmino Rocha, o documentário é a realização de um sonho que ele guarda há anos. “São registros e resgate de palavras que têm uso muito particular na nossa região, embora muitas delas se perderam com o tempo, principalmente por conta da uniformização da língua portuguesa nas redes sociais e televisão”, comenta.
É um convite para escutarmos as vozes de uma mata e seu povo.
Este projeto foi contemplado no Edital 01/2023 de Fomento ao Audiovisual em Buerarema e tem apoio financeiro do Governo Municipal via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.
Ficha Técnica
Poemas
Praia – Telmo Padilha
Deram Um Fuzil ao Menino – Firmino Rocha
Gideon Rosa
Roteiro
Interpretação
Glóssário
Lucas Rosário
Captação, trilhas e desenho de som
roteiro, direção e montagem
Renata Figueiredo
Fotografia
Artes das capas
Júlia Vale
Fotografia
Lucas de Almeida Alfaro
Imagens de drone
Fotografia (participação no Sítio Oiti)
Trilha sonora
Marcelo Ganem – Aldeia de Sanjuan
Banda Cabruca – Cabruca (Bruno Effectbass)
Banda Cabruca – Reverbs (Bruno Effectbass)
Agradecimentos
Sítio Oiti
Movimento Cultural Alvorecer
Casa de Cultura Jonas&Pilar
Alessandra Quirino Jardim