Os donos armaram a casa e prepararam tudo para a comemoração, que seria dupla. Mas quem levou os presentes foi o visitante.
Numa Vila Belmiro totalmente lotada, o Santos, que festejava a volta à Série A do Brasileiro (da qual, em seus 112 anos de vida, nunca tinha saído) e o título da Série B, teve sua faixa carimbada pelo alagoano CRB, que bateu a equipe paulista por 2 a 0.
Na segunda-feira passada (11), ao vencer o Coritiba no Couto Pereira, na capital paranaense, o Peixe garantiu a volta à primeira divisão do futebol nacional.
Neste sábado (16), o Novorizontino, único time que ainda poderia tirar o título do alvinegro praiano, empatou em casa, Novo Horizonte (SP), com o paraense Paysandu e permitiu que o Santos entrasse em campo já campeão.
Mas quem se deu bem, por mérito próprio, foi a equipe de Alagoas, que ainda corria o risco de rebaixamento para a Série C e com a vitória sobre o campeão garantiu a permanência na Série B.
O Santos coloca agora em sua sala mais um troféu —para muitos, bastante descartável—, começa a pensar em 2025 e traz de volta a sacrossanta camisa 10, que não foi usada na Série B.
Os jogadores ganham um período de descanso.
Já a torcida, esta não tem folga. Se por um tempo fica fora dos estádios, começa agora a torcer por um sonho, o de que se concretizem os boatos de uma volta do craque Neymar ao clube, caso ele tenha seu contrato com o saudita Al-Hilal rescindido.
Sobe e desce
Em 2025, a série C vai ganhar três clubes paulistas: Ponte Preta, Ituano e Guarani, além do catarinense Brusque, foram rebaixados.
Se o campeonato acabasse neste domingo (17), Mirassol (SP), Novorizontino (SP) e Sport (PE) também estariam na série A em 2025.
O Ceará, que ainda tem dois jogos a fazer, contra América-MG e Guarani, pode entrar no G4.