A empresa brasileira Fluxus firmou nesta segunda-feira (03/02/2025) um acordo com a petroleira estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) para a exploração de petróleo na região de Iñiguazu, no sul da Bolívia. A iniciativa faz parte do plano estratégico boliviano para ampliar a produção de hidrocarbonetos e atrair novos investimentos ao setor. A informação foi divulgada pelo gerente-geral da YPFB Chaco S.A., Jerry H. Fletcher.
De acordo com Fletcher, a parceria permitirá a realização de estudos técnicos preliminares. Na sequência, as empresas assinarão um contrato de serviços petrolíferos para viabilizar a exploração na área. A expectativa é de que os trabalhos em Iñiguazu sejam concluídos até o segundo trimestre deste ano.
A Fluxus, empresa brasileira com atuação na América Latina, possui ativos no setor de petróleo e gás natural e, desde o ano passado, iniciou investimentos no mercado boliviano no segmento de exploração e produção. A YPFB, por sua vez, busca reverter a redução na produção de gás natural no país, integrando o projeto a um plano que prevê a execução de 42 iniciativas de exploração iniciadas em 2021.
A Bolívia tem intensificado ações para expandir sua infraestrutura energética e fortalecer parcerias no setor. No fim do ano passado, a YPFB assinou acordos com a TotalEnergies, da Argentina, e o grupo Matrix Energia, do Brasil, para viabilizar a exportação de gás natural argentino ao mercado brasileiro por meio da rede de gasodutos bolivianos. Segundo comunicado da estatal, a parceria busca fortalecer a integração energética regional e garantir o fornecimento contínuo de gás natural aos países vizinhos.
A cooperação entre Brasil e Bolívia tem sido ampliada no setor energético, com iniciativas voltadas à exploração e transporte de hidrocarbonetos. A assinatura do acordo entre Fluxus e YPFB insere-se nesse contexto e pode representar um avanço para o fortalecimento da relação bilateral no segmento.
*Com informações da Sputnik News.
Outras Publicações
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
Fonte: jornalgrandebahia.com.br
Publicado em: 2025-02-08 07:00:00 | Autor: Redação do Jornal Grande Bahia |