Inscreva-se

Seja o primeiro a saber as últimas atualizações

Escalada: mineiro é selecionado para comandar treinos com foco na nova geração

Jean Ouriques deixa carreira de vitórias de lado para focar em novo projeto, mas dentro de atividade que já exercia desde os 15 anos

Ao mesmo tempo em que conquistava, na escalada, bons resultados dentro e fora do Brasil, o mineiro Jean Ouriques nunca deixou de lado o prazer de passar seu conhecimento e experiência adiante. Atuando como treinador desde os 15 anos de idade, ele agora vai poder se dedicar à função, sendo um dos escolhidos da Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE) para ser um dos técnicos de atletas de base do país. 

Como competidor, Jean encerrou uma carreira vitoriosa, com quatro títulos do Campeonato Brasileiro, oito vezes campeão mineiro, vice-campeão latino americano de boulder em 2013 e presença, por 10 anos, entre os cinco melhores do país. Uma lesão recente no joelho, que forçou uma cirurgia, foi o ‘empurrão’ para ele deixar as competições de lado e focar na evolução de jovens revelações do país. A escalada estará presente, pela primeira vez, na Olimpíada de Tóquio, com o Brasil não tendo representantes nesta estreia. 

“Pra mim, foi um caminho natural, sempre pensei nisso. Este projeto da ABEE aparece em quase 10 Estados do país e acho que as mais de 20 medalhas que tenho como treinador, tanto no adulto como no juvenil, pesaram nesta escolha. Sempre ajudei meus atletas a atingirem seus objetivos, tentando levá-los ao máximo. Eu costumo dizer a eles que a decisão não é minha, até porque na competição não temos contato direto com eles. Eu sou mais um apoiador nas decisões que são tomadas, ajudando a escolhê-las bem. A decisão depende do atleta, na hora H, ele que decide o que fazer, embasado na sua capacidade”, explica. 

Novo patamar

Para Ouriques, a iniciativa pode ser um diferencial para que a base da escalada do país atinja novo patamar. “O nível de atenção vai ser outro, será a primeira vez que os técnicos terão uma remuneração. O nível vai subir bastante, assim como o volume de atletas a médio prazo, a base precisa deste maior espaço. É um projeto para incentivar outras cidades, academias e treinadores a se desenvolverem”, conta. 

A ABEE escolheu 12 treinadores, cada um trabalhando com turmas divididas entre atletas entre 7 e 11 anos e entre 11 e 19 anos. Enquanto o primeiro grupo é focado na introdução ao esporte, o segundo tem a meta de iniciar os jovens nas competições oficiais. 

Ouriques segue com seus trabalhos na academia Rokaz, em Belo Horizonte, onde realiza os treinos, agora tendo uma nova meta de contribuir para a evolução da escalada brasileira, com suporte oficial da principal associação da modalidade no país.
 

portalgongogi

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba por email.

    Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do portal gongogi.

    Portal Gongogi © 2024. Todos os direitos reservados.