O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) aprovou a vacina da Pfizer/BioNTech e deu luz verde para que os Estados Unidos iniciem vacinação contra a covid-19 nesta 2ª feira (14.dez.2020). Assim, o país se junta à Rússia e ao Reino Unido como as nações que já estão imunizando suas populações.
Na 1ª fase, devem ser vacinados os profissionais de saúde e idosos que vivem em casas de repouso. O imunizante chega num momento em que os Estados Unidos rompem seguidos recordes de internações e mortes por covid-19.
BRASIL
O governo brasileiro assinou termo de compromisso para compra de 70 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech. O Brasil tem acordo com a AstraZeneca/Oxford para o fornecimento de 100 milhões de doses e a transferência de tecnologia para a produção do imunizante pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
O Ministério da Saúde apresentou no sábado (12.dez) o plano nacional de vacinação contra a covid-19, que prevê aplicações em 4 fases, a começar por trabalhadores de saúde, pessoas de 75 anos ou mais, indígenas e aqueles com 60 anos ou mais que estejam em instituições (como lares para idosos). Não foram informadas datas.
O Estado de São Paulo tem acordo com a farmacêutica chinesa Coronavac. O Instituto Butantan já começou a produzir as primeiras doses do imunizante. Segundo o governador João Doria (PSDB), a vacinação começa em 25 de janeiro. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ainda precisa aprovar a vacina.