Inscreva-se

Seja o primeiro a saber as últimas atualizações

Cultura

Festival Recôncavo Instrumental realiza 2ª edição com curadoria de Simone Leitão

Festival Recôncavo Instrumental realiza 2ª edição com curadoria de Simone Leitão
Evento leva música instrumental global e regional a cinco cidades do Recôncavo Baiano entre os dias 19 e 24 de novembro.

O Festival Recôncavo Instrumental chega à sua segunda edição com o objetivo de conectar tradições musicais regionais, clássicas e internacionais, levando apresentações para cinco cidades do Recôncavo Baiano entre os dias 19 e 24 de novembro de 2024. Com curadoria e direção da pianista Simone Leitão, o festival busca promover um diálogo musical entre a diversidade cultural da Bahia, a música instrumental do Brasil e influências de diferentes partes do mundo.

Nesta edição, o evento contará com músicos renomados de países como Senegal, Reino Unido, Sérvia, Suíça, Gâmbia, Eslovênia e Estônia, além de nomes consagrados da cena nacional e artistas baianos. A programação inclui apresentações de grupos instrumentais locais e de jovens talentos brasileiros em crescimento no cenário internacional, ampliando o acesso do público às múltiplas vertentes da música instrumental.

Para a curadora Simone Leitão, o festival se destaca pela proposta de celebração intercultural:

“A tradição instrumental é um meio de comunicação e preservação identitária fundamental ao longo dos séculos. A proposta do festival é promover essa diversidade cultural e unir pessoas por meio da música no Recôncavo Baiano”, afirma Leitão, que participa novamente da direção do projeto.

O festival é realizado pelo Instituto Popular do Recôncavo (IPR), que, segundo o presidente Luan Peres, visa facilitar o acesso dos moradores a uma programação cultural distinta e envolvente.

“Promover o Recôncavo Instrumental é uma forma de ampliar o contato da população local com a música instrumental. A presença de músicos brasileiros e internacionais fortalece esse convite ao público, aproximando-o dessa arte”, destaca Peres.

Além dos concertos, o evento oferece uma série de atividades educativas, como masterclasses, oficinas e workshops com artistas e educadores, visando aprofundar a experiência do público com a música instrumental. Realizado pelo Instituto Popular do Recôncavo em parceria com a Brasil Classical, o festival conta com patrocínio da Acelen e do Governo do Estado da Bahia, através do Programa Fazcultura, e o apoio da Secretaria de Cultura e da Secretaria da Fazenda.

Source link

portalgongogi

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba por email.

    Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do portal gongogi.

    Portal Gongogi © 2024. Todos os direitos reservados.