A Força Aérea Brasileira (FAB) lança, nesta sexta-feira (29/11), um foguete que levará ao espaço mil cartas escritas por estudantes da rede pública dos municípios de Natal, Parnamirim, São José de Mipibú e João Câmara, no Rio Grande do Norte. Eles refletiram e escreveram sobre o que desejam para as próximas gerações.
As mensagens, que têm como tema central o futuro, voltarão à Terra depois de cruzar a atmosfera e ficarão depositadas no Oceano Atlântico, “eternizando os sonhos, os ideais e as aspirações desses jovens”.
O estudante Lucas Felipe Cícero, 17 anos, destacou que a experiência será marcante. “Estamos levando as nossas palavras ao espaço para que voltem a uma nova geração. Espero que, no futuro, o ser humano consiga encontrar paz. Acredito que, em 50 anos, vamos conseguir achar um meio de sobreviver e nos renovar”, diz.
Com oito metros de comprimento e quase uma tonelada de combustível sólido, o VS30 V15 é um foguete de sondagem monoestágio, não-guiado e lançado por meio de trilho. Projetado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o engenho espacial pode alcançar altitude máxima de pouco mais de 150 quilômetros, com uma velocidade máxima de seis mil km/h.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
A inicativa das cartas dos alunos faz parte da operação Potiguar, que busca maior autonomia do Brasil no lançamento de veículos suborbitais. A segunda fase, prevista para o segundo semestre de 2025, outro foguete de mesmo modelo será lançado.