A FPF (Federação Paulista de Futebol) publicou nesta quarta-feira (2) uma portaria para proibir a presença das torcidas organizadas do Corinthians em estádios de São Paulo até o final do ano. O veto é válido para todas as competições que o clube disputar, não apenas para o Campeonato Paulista.
A medida, em vigor a partir desta quarta, foi baseada em uma recomendação feita pelo MP-SP (Ministério Público de São Paulo) como punição para os torcedores alvinegros que utilizaram sinalizadores e atiraram fogos de artifícios no gramado da Neo Química Arena, em Itaquera, durante a decisão do estadual, na qual a equipe do Parque São Jorge empatou com o Palmeiras e ficou com o título, no último dia 27.
A recomendação engloba seis organizadas alvinegras: Gaviões da Fiel, Camisa 12, Fiel Macabra, Pavilhão 9, Estopim da Fiel e Coringão Chopp. A FPF informou que vai mandar um ofício aos Órgãos de Segurança do Estado e ao Ministério Público do Estado de São Paulo para fiscalizar o cumprimento da determinação.
O controle da entrada dos torcedores organizados será feito por meio da identificação do vestuário, faixas, bandeiras e objetos que façam alusão a qualquer uma das torcidas citadas.
Em nota, a Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do clube, afirmou que recebeu a notícia com surpresa e solicitou aos seus associados que usem a “camisa da proibição” na partida contra o Huracán, nesta quarta-feira (2), quando o Corinthians estreia na Copa Sul-Americana, às 19h, em Itaquera.
“Pedimos a colaboração de todos para formar o mar negro: vista sua camisa da proibição ou camisa preta do Corinthians e ajude a divulgar essa mobilização”, diz trecho da nota.
Publicado em: 2025-04-02 18:09:00 | Autor: |