As gestantes de Eunápolis e região já contam com um leito próprio para partos humanizados. O primeiro quarto PPP (pré-parto, parto e pós-parto) de Eunápolis possui toda estrutura e segurança necessárias para dar tranquilidade e conforto às gestantes no momento do parto.
Inaugurado quarta-feira, dia 07, o leito integra a mais nova ala no 2º andar do Hospital Ames, que é composta ainda por mais quatro quartos individuais. Todos foram construídos levando em consideração o bem-estar de pacientes, acompanhantes e médicos. “Essa ala será direcionada a partos e outras cirurgias”, contou a gerente de enfermagem do Ames, Betânia Tanajura.
A nova ala é composta por dois apartamentos maiores, dentre eles o quarto PPP, cada um com uma cama hospitalar e todos os equipamentos hospitalares necessários, além de banheiro individualizado com ducha, sala para acompanhante com sofá cama, televisão e mesa de apoio.
Os outros três leitos da nova ala são um pouco menores, mas também têm banheiro próprio e todos os demais equipamentos e acessórios necessários para garantir todo o conforto aos pacientes e acompanhantes.
Dr. Renato, diretor clínico do Hospital Ames
De acordo com o diretor clínico do hospital, o médico Renato Zarattini, a inauguração da nova ala é a uma das melhorias que o Ames está estruturando para dar uma nova dinâmica à unidade de saúde. “Estamos trabalhando sempre para melhorar cada vez mais o nosso atendimento”, disse Zarattini.
BEM ESTAR PARA AS MULHERES – Encantada, em especial com o quarto PPP, a enfermeira Nathielly Medeiros disse que o espaço era o que estava faltando para garantir o acolhimento e a segurança necessários para as mulheres gestantes. Nathielly – que é também doula, consultora de aleitamento materno e educadora perinatal – fez questão de destacar ainda a importância de o leito contar com acessórios como bolas de pilates que auxiliam as gestantes na hora do parto, banheira e a cama PPP – que se adapta a várias posições, atendendo a necessidades das parturientes. “Ter todos esses materiais em um espaço adequado e dentro de um hospital é o primeiro passo para garantirmos cada vez mais partos humanizados”, disse Nathielly.
MELHOR ACOLHIMENTO – A obstetra Cristine Akatuka parabenizou a diretoria do hospital Ames pelos investimentos que tem feito para garantir cada vez mais um melhor acolhimento aos pacientes e acompanhantes. “Acredito que a tendência é melhorar cada vez mais. Esse espaço, que garante mais conforto antes e durante os partos, é um diferencial, principalmente para os partos humanizados”, salientou Cristine.
Médico Gediel, diretor do Ames e a enfermeira Nathielly
O obstetra Ernandes Loureiro complementou a informação, afirmando que a nova ala do Ames atende à modernidade e à praticidade a que se propõe. “É um espaço bem estratégico e adequado”, disse Loureiro.
ARQUITETURA HOSPITALAR – A equipe responsável pela obra foi composta pelo engenheiro Matheus Brito e pela arquiteta Ingrid Trindade Daher. De acordo com eles, a construção da unidade atendeu a todos os protocolos existentes para construção de unidades de saúde. “O maior diferencial em relação a outras construções é a escolha dos materiais que serão utilizados, que devem levar em consideração a higienização”, explicou a arquiteta.
Brito enfatizou ainda os protocolos que determinam a largura das aberturas e a altura do teto, as linhas de gases e a escolha dos pisos e da tinta das paredes. “Por trabalharmos em um hospital em funcionamento, tomamos todos os cuidados necessários em relação à acústica, ao fluxo dos trabalhadores e a higienização para não incomodar pacientes e a equipe de profissionais”, ressaltou o engenheiro.
Segundo o diretor do Ames, o médico Gediel Sepúlvida, estão sendo feitos diversos investimentos para implantar uma nova dinâmica no hospital, levando em consideração o melhor para os pacientes . “Nossa meta é humanizar cada vez mais as nossas atividades, investindo em melhorias para atender às necessidades médicas e para garantir o melhor a nossos pacientes”, finalizou.