O Hospital Municipal de Salvador (HMS) completa nesta sexta-feira (4) sete anos de serviços seguros e qualificados prestados à população da capital baiana. A data será marcada com uma novidade de amplo alcance social: agora, não será mais necessário o paciente deslocar-se até o hospital, situado na região de Cajazeiras, para agendar uma consulta antes de realizar cirurgias de mamoplastia e bariátrica. O serviço passa a ser ofertado de forma online, por meio da plataforma Salvador Digital.
Com o encaminhamento médico em mãos, o paciente pode acessar a plataforma através do site https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br ou pelo whatsapp da Prefeitura (71 98791-3420). Na plataforma, o paciente pode escolher o local, data e horário disponíveis para a consulta, além de anexar os documentos necessários para solicitar o serviço. Após o agendamento, a confirmação é enviada por e-mail e disponibilizada na área de trabalho do Salvador Digital. Além disso, o paciente receberá um link para acessar o atendimento remoto.
De amplo alcance social, a novidade envolveu a junção de esforços entre a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Santa Casa da Bahia, gestora do Hospital Municipal de Salvador.
“O agendamento remoto das consultas para as cirurgias de mamoplastia e bariátrica vai facilitar a vida dos pacientes, proporcionando mais comodidade, agilidade e evitando a necessidade de deslocamento até o hospital, tornando o processo de marcação mais acessível e eficiente”, destacou o secretário de Saúde, Rodrigo Alves.
Na data e horário agendados, o paciente acessará o link e um colaborador do Hospital Municipal de Salvador realizará o atendimento virtual. “O Hospital Municipal segue em processo de evolução contínua, reafirmado o seu compromisso de encontrar as melhores soluções para que as pessoas tenham o apoio que tanto precisam”, afirma o provedor da Santa Casa, José Antônio Rodrigues Alves.
Atendimento – Desde que foi fundado em abril de 2018, o HMS prestou mais de um milhão de atendimentos, 71.708 internações, 34.756 cirurgias, 763.322 exames de imagem e totalizou 286.928 atendimentos ambulatoriais. Atualmente o HMS é responsável por, em média, 85% das regulações da UPAS de Salvador e se mantém entre os hospitais baianos que mais captam órgãos para doação na Bahia.
O HMS é um equipamento da Prefeitura de Salvador, administrado pela Santa Casa da Bahia e exclusivo para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São 220 leitos, sendo 40 de UTI e 150 de clínica médica cirúrgica e 30 de clínica pediátrica. Além disso, a população conta com um parque de bioimagem com ressonância e tomografia computadorizada e um hospital-dia para a realização de endoscopias e colonoscopias, entre outros procedimentos.
Em virtude da cultura organizacional de evolução contínua e compromisso com padrões de qualidade e segurança, o HMS possui certificação de qualidade como “Acreditado Pleno Nível 2”. Essa distinção, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), envolveu padronizado processo de avaliação e revisão de procedimentos e protocolos, que reconheceu a qualidade do atendimento, a eficiência e celeridade dos processos internos e atestou o nível de segurança estrutural, de proteção sanitária e a harmonia entre os diversos setores da instituição.
De acordo com Gustavo Mettig, diretor geral do HMS, a eficiência no serviço prestado tem sido destacada também pelos usuários dos serviços. “O reconhecimento da eficiência, qualidade e resolutividade do hospital é percebido diariamente pela população assistida na unidade”, assegurou.
Foto: Ascom SMS
Fonte: www.bahiasemfronteiras.com.br
Publicado em: 2025-04-03 15:06:00 | Autor: Redação BSF |